Origem / Historial:
Relacionando-se com "São Vicente atado à coluna" (número de inventário 1549 Pint), esta pintura surge descrita no livro Legados e Ofertas como sendo constituída por duas tábuas de carvalho representando Santo André. Contudo, e de acordo com um livro antigo de inventário do Museu, aparece registada uma outra forma de incorporação: «Comprado na feira da ladra pelo conservador Luís Keil por 1$50». Apesar de não haver qualquer documento que comprove esta informação, Luís Reis-Santos afirma no ensaio que escreveu sobre a Iconografia Henriquina que a pintura (assim como "São Vicente atado à coluna", e o "São Pedro) foi adquirida no Campo de Santa Clara.
Dos dois restauros a que a obra foi submetida - em 1935 e em 1940 - não existem relatórios sobre os tratamentos realizados.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *