MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, April 26, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
1643 Pint
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Santa Ana ensinando a Virgem a ler
Title:
Santa Ana ensinando a Virgem a ler
Author:
Arnau Bassa e Ramon Destorrents
Manufacture Center:
Catalunha
Date / Period:
1340 A.D - 1358 A.D
Material:
Têmpera
Holder:
Madeira de choupo
Technique:
Pintura a têmpera
Measurments (cm):
height: 156; width: 112;
Description:
Santa Ana, sentada no centro da composição, tem no regaço a Virgem que folheia um livro com a mão direita e segura duas flores na mão esquerda. O fundo, formado por um tecido de listas largas cujas dobras laterais deixam vislumbrar o forro, tem três anjos nimbados que sustêm a cortina pela orla superior. Nos cantos laterais da arcaria semi-circular lobulada que emoldura o topo da pintura, surgem os escudos de Navarra esquartelado com o de Evreux (à esquerda) e o de Aragão (à direita). Nos registos laterais, compartimentados, aparecem representados do lado esquerdo o anjo da Anunciação, o escudo das armas de Portugal sobre o de Aragão e Santa Catarina com a roda e a palma do martírio, estando no lado direito a Virgem da Anunciação, o escudo chanfrado de Aragão e Sicília, Santa Bárbara e, por último, o escudo com as armas de Aragão.
Incorporation:
Compra - Adquirido a Georges Demotte (Paris).
Origin / History:
A pintura "Santa Ana ensinando a Virgem a ler" fazia parte do retábulo da capela real do castelo de Almudaina de Palma de Maiorca, obra que data provavelmente do início da conquista da ilha por Pedro, o Cerimonioso, em 1343. Durante a realização do conjunto retabular, morreram as rainhas Maria de Navarra (1347) e Leonor de Portugal (1348), cujos escudos, juntamente com os de Leonor de Sicília (mulher de Pedro, o Cerimonioso), figuram na pintura, constituindo assim um elemento de datação. O retábulo, começado cerca de 1349 e terminado cerca de 1358, ficou por pouco tempo na dita capela e, no século XV, foi cedido à igreja de Sant Nicolau de Porto Pi. Uma das tábuas - o "Calvário - passou em 1889 para o Musee de la Societat Arqueològica Lulliana. Das restantes peças que o compunham não há notícia, com excepção de cinco cimeiras ou pináculos (Museu de Mallorca) e da tábua do Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa. Embora as provas documentais apenas mencionem as intervenções de Ferrer Bassa e de Ramon Destorrents, tudo indica (sobretudo através de comparações estilísticas com outras obras), que Arnau Bassa teve um papel importante. Procedente da colecção Manzi, o quadro foi vendido num leilão que se realizou em Paris no ano de 1919, tendo sido posteriormente adquirido para o Museu ao antiquário Demotte em 1921. O restauro, iniciado por Luciano Freire, foi concluído por Luiz de Ortigão Burnay. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits