Origem / Historial:
Já foram apontados como prováveis autores desta obra os nomes de António Moro, Sánchez Coello, Cristóvão de Figueiredo, Cristóvão Lopes e Joris van der Straten. As dúvidas recaem igualmente sobre a personagem retratada, identificada com D. Leonor de Mascarenhas, ama de Filipe II de Espanha, e com D. Antónia de Meneses, ama do rei D. Sebastião. Contudo, a hipótese mais plausível é que este seja o retrato de D. Joana de Eça, que depois de enviuvar se retirou para o convento franciscano da Esperança, em Lisboa, agindo como mecenas e patrocinando importantes realizações no interior do cenóbio.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *