Origem / Historial:
Vasari faz referência a três retratos de Alexandre de Médicis pintados por Pontormo, o primeiro dos quais, de que se não conhece a localização, teria sido realizado entre 1524 e 1527. Posteriormente, já depois de se tornar duque de Florença (1532-37), Alexandre manifesta a vontade de voltar a posar para Pontormo, o que resulta na feitura de duas novas pinturas. O último desses retratos representava o duque a desenhar a cabeça de uma mulher e, segundo o próprio Vasari, terá sido oferecido por Alexandre a Taddea Malaspina. Este quadro, considerado perdido durante muito tempo, foi identificado em finais do século XIX - numa época em que não era conhecido internacionalmente o retrato do MNAA - com o que hoje pertence à colecção John G. Johnson de Filadélfia, muito semelhante ao de Lisboa.
A actual crítica histórica não é unânime quanto à relação original/cópia entre as duas versões no confronto com o testemunho de Vasari.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *