MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Wednesday, May 01, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
505 Esc
Supercategory:
Arte
Category:
Escultura
Name:
São Leonardo
Author:
Della Robbia
Production Place:
Itália; Florença
Workshop:
Della Robbia (dir. de Giovanni ou de Girolamo Della Robbia)
Date / Period:
1501 A.D - 1515 A.D
Material:
Barro. Vidrado.
Technique:
Escultura de vulto pleno. Cozida, policromada e vidrada
Measurments (cm):
height: 170; width: 67; depth: 43;
Description:
São Leonardo esculpido de pé, com a cabeça voltada para o lado esquerdo. Enverga hábito branco, de capuz caído sobre as costas, com mangas largas de pregas sobrepostas a partir do cotovelo. Tonsurado. Na mão esquerda segura o Livro (azul de folhas amarelas) fechado com presilha e tira de couro. Com a mão direita encosta os ferros, seus atributos iconográficos, ao tronco. Dinâmico, apesar do movimento contido. O contraposto insinua-se no movimento da perna e pé direitos sob o hábito. Policromia: dominam o branco, preto, azul, amarelo, carnações. A imagem é composta por três secções que encaixam umas nas outras abaixo da cintura e ao nível do capuz do hábito.
Incorporation:
Transferência - Conventos Extintos: Lisboa, Mosteiro de Santa Maria de Belém, Igreja (11).
Origin / History:
Tradicionalmente atribuída pela historiografia à oficina florentina dos Della Robbia, e em particular a Andrea Della Robbia, a análise das características morfológicas e pictóricas põem em causa esta atribuição. Giancarlo Gentilini, em observação presencial da obra, confirmou a produção nesta oficina florentina, mas atribuiu-a ao período da actividade de Giovanni ou de Girolamo Della Robbia. O São leonardo, tal como a Virgem com o Menino com o título de Nossa Senhora das Estrelas, pertence ao conjunto de imagens italianas em cerâmica policromada que ornamentaram a igreja do Mosteiro de Santa Maria de Belém. Deste conjunto conservam-se actualmente quatro peças, das quais duas ainda hoje estão na igreja dos Jerónimos, tendo as outras duas integrado a colecção do Museu Nacional de Arte Antiga - 504 Esc e 505 Esc. Sabe-se hoje que as esculturas chegaram antes do ano de 1515, pois a 13 de Novembro de 1514 foram pagos 800 reais ao pintor Diogo Domingues por colar e limpar a imagem de São Jerónimo, outra das imagens que faz parte da colecção da igreja de Belém. Frei Agostinho de Santa Maria relata que foi o papa Júlio II quem ofereceu ao rei D. Manuel estas imagens. * Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Bibliography

GUIMARÃES, J. Ribeiro - "O Mosteiro e a Egreja de Santa Maria de Belém". In Sumário de Vária História. Narrativas, Vol. 3. Lisboa: 1873, pág. -

DESWARTE-ROSA, Sylvie - "Francisco de Holanda e o Mosteiro de Santa Maria de Belém", in Jerónimos - 4 séculos de pintura (catálogo da exposição). Lisboa: IPPAR, 1993, pág. -

MOREIRA, Rafael - Jerónimos. Lisboa: Editorial Verbo, 1987, pág. -

FIOCCO, G. - "Pietro Torregiani in Portogallo", in Rivista d¿Arte, Ano XXIII, nº 3-4: 1941, pág. -

SALMI, M. - "Ancora di Pietro Torregiani in Portogallo", in Rivista d'Arte, Ano XXIV, Janeiro-Junho: 1942, pág. -

GOULÃO, Ana - "São Leonardo", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos, vol.I. Lisboa: IPM-CNCDP, 1992, pág. -

HAUPT, Albrecht - A Arquitectura do Renascimento em Portugal, Introdução crítica de M. C. Mendes Atanázio. Lisboa: Editorial Presença, 1986, pág. -

ATANÁZIO, M. C. Mendes - A Arte do Manuelino. Mecenas, Influências, Espaço. Lisboa: Editorial Presença, 1984, pág. -

SIMÕES, J. M. Santos - "Os «Della Robbias» do Museu de Arte Antiga", in João Couto, in memoriam. Lisboa: 1971, pág. -

GENTILINI, Giancarlo - I Della Robbia. La scultura invetriata nel Rinascimento. Milão: Cantini, 1992, pág. -

DIAS, Pedro - "Portugal e a Arte Italiana na Época dos Descobrimentos". In No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos. Lisboa: IPM-CNCDP, 1992, pág. -

ANDRADE, Sérgio Guimarães de - "A escultura dos séculos XV e XVI em Portugal", in Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento. XVIIª Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura do Conselho da Europa, Núcleo Arte Antiga I. Lisboa: 1983, pág. -

MOREIRA, Rafael - "«Com Antigua e Moderna Arquitectura», Ordem Clássica e Ornato Flamengo no Mosteiro de Belém", in Jerónimos. 4 Séculos de Pintura, vol. I. Lisboa: 1993, pág. -

QUEIROZ, José - Ceramica Portugueza. Lisboa: typographia do Annuário Comercial., 1907, pág. -

ANTT, Manuscritos da Livraria, nº 729; Fr. Manoel Bautista de Castro - Crónica do Maximo Doutor e Principe dos Patriarchas S. Jerónimo, particular do Reyno de Portugal, dedicado a D. João V, pág. -

MOREIRA, Rafael de Faria Domingues - A Arquitectura do Renascimento em Portugal. A encomenda régia entre o MODERNO e o ROMANO, Dissertação de doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa: texto policopiado, 1991, pág. -

ALVES, José da Felicidade - O Mosteiro dos Jerónimos, III, Para um inventário do recheio do Mosteiro de Santa Maria de Belém. Lisboa: Livros Horizonte, 1993, pág. -

FIGUEIREDO, José de - "Museu de Arte Antiga",in Guia de Portugal, vol. I, Lisboa e Arredores, Apresentação e notas de Sant'Anna Dionísio. Lisboa: Biblioteca Nacional de Lisboa, 1924, pág. -

POPE-HENNESSY, John - Luca Della Robbia. Oxford: 1980, pág. -

SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal, Vol.II, Séculos XVI a XVIII. Lisboa: ANBA, 1950, pág. -

ANTT, Ms. 2568; Frei Diogo de Jesus - Férculo de Monasteriis Sanct. Hieronymi: 1666, pág. -

BARREIRA, João - Mosteiro dos Jerónimos-Torre de Belém. Lisboa: 1940, pág. -

SANTOS, Reynaldo dos - "O Mosteiro dos Jerónimos". In Guia de Portugal. Vol. I. Lisboa e Arredores. Lisboa: Biblioteca Nacional de Lisboa, 1924, pág. -

DIAS, Pedro - "Oeuvres d'Art Importées d'Italie". In Feitorias. L'Art au Portugal au Temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'à 1548). Antwerpen: Europalia 91, 1991, pág. -

COUTO, João - "A arte italiana no Museu das Janelas Verdes" (conferência apresentada no Instituto Italiana de Cultura), in Estudos Italianos em Portugal, Nº 5. Lisboa: 1941, pág. -

LAVAGNINO, Emilio - L'Opera del Genio Italiano all'Estero. Gli artisti italiani in Portogallo. Roma: La Libreria dello Stato, 1940, pág. -

SÃO MIGUEL, Fr. Jacinto de - Mosteiro de Belem. Relação da Insigne e Real Casa de Santa Maria de Belem (Recensão publicada e acrescentada de Notas e Bibliografia por Martinho Augusto Ferreira da Fonseca. Lisboa: Typographia da Academia Real das Sciencias, 1901, pág. -

SANTA MARIA, Frei Agostinho de - Santuário Mariano e História das Imagens Milagrosas de Nossa Senhora (...), Tomo I. Lisboa: 1707, pág. -

MECO, José - "A Azulejaria e a Cerâmica Escultórica nos Jerónimos", in Jerónimos. 4 Séculos de Pintura, vol. I. Lisboa: 1993, pág. -

Exposição Temporária de Algumas Obras de Arte do Museu das Janelas Verdes. Roteiro. Lisboa: 1942, pág. -

O Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: IPM/Electa, 1994, pág. -

MACEDO, Diogo de - "Notas de Arte. Ressurgimento e Renascimento". In Ocidente, Vol. VI. Lisboa: 1939, pág. -

VENTURI, A. - Storia Dell'Arte Italiana, vol. X, La Scultura del Cinquecento, Parte I. Milão: Ulrico Hoepli, 1935, pág. -

YRIARTE, Charles - "L'Art en Portugal", in Gazette des Beaux Arts. Paris: 1882, pág. -

DIAS, Pedro - A Importação de Esculturas de Itália nos Séculos XV e XVI, 2ª edição. Coimbra: 1987, pág. -

MECO, José - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1989, pág. -

GOULÃO, Ana - "Andrea della Robbia". In Feitorias. L'Art au Portugal au Temps des Grandes Découvertes (fin du XIVe siècle jusqu'à 1548. Antwerp: Europalia 91, 1991, pág. -

GOULÃO, Ana - "Andrea Della Robbia", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos. Lisboa: 1992, pág. -

BOSQUE, A. de - Artistes Italiens en Espagne. Du XIVe aux Rois Catholiques. Paris: Le Temps, 1965, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits