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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
155 Esc
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Virgem com o Menino e São João Baptista (medalhão)
Autor:
Andrea Della Robbia
Local de Execução:
Itália; Florença
Oficina / Fabricante:
Della Robbia
Datação:
1501 d.C. - 1520 d.C.
Matéria:
Barro. Vidrado.
Técnica:
Escultura em baixo, médio e alto relevo. Cozida, policromada e vidrada.
Dimensões (cm):
diâmetro: 74;
Descrição:
Medalhão em barro policromado e esmaltado com a representação da Virgem com o Menino e São João Baptista trabalhados em baixo e médio relevo. O medalhão é emoldurado por cercadura de folhas e flores (açuçenas, margaridas) que correm no sentido dos ponteiros do relógio em doze feixes contínuos demarcados por tiras azuis. O lado interno da cercadura é constituído por um círculo de óvulos e dardos. No tondo, a Virgem sedente, aureolada, trajando vestido, manto e véu, segura o Menino Jesus sentado do lado direito do seu regaço. O Menino, também com auréola de dois lóbulos incisos, está nu; toca com a mão direita no peito da Virgem. Do lado direito, de pé, representa-se São João Baptista Menino, aureolado, vestindo uma pele curta. São João Baptista leva o braço direito ao peito e com a mão esquerda segura a cruz. A composição completa-se com duas árvores, uma do lado esquerdo da Virgem e a segunda no fundo, entre São João Baptista e o Menino Jesus. Policromia: azul, branco, verde, amarelo, dourado.
Incorporação:
Outro - Transferência (Conventos extintos). Beja, Convento da Conceição (13).
Origem / Historial:
Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola, Lisboa, 1882, Sala H, nº. 9, p. 176: "Medalhão em faiança branca, com vestígios de douradura, representando Nossa Senhora com o Menino ao collo e adiante S. João Baptista. O todo está dentro de uma grinalda formada de flores brancas e folhas verdes. Trabalho de della Robbia. Diametro 0m,5, e com a grinalda 0m,71. A parte de dentro pertence ao convento de Nossa Senhora da Conceição de Beja, ao qual foi legada pela infanta D. Beatriz, mulher de D. Fernando, e mãe d'el rei D. Manuel. Seculo XV. A grinalda é da Academia de Bellas Artes de Lisboa." * Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola

Lisboa

1882

Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.XVII Exp.Europeia de Arte,Ciência e Cultura do Conselho da Euro

Lisboa, Núcleo do Museu Nacional de Arte Antiga,"Abre-se a Terra em Sons e Cores".

1983-05

1983-10

No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga

1992-06

1992-12

 
     
     
   
     
     
     
 
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