MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
1 Our
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Custódia
Autor:
Ludovice, João-Frederico (atrib.)
Local de Execução:
Lisboa
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
1775 d.C. - 1780 d.C.
Matéria:
Prata dourada, brilhantes, jacintos, esmeraldas, rubis, ametistas e topázios
Técnica:
Prata fundida, cinzelada, repuxada, incisa e parcialmente dourada; gemas lapidadas e polidas em cabochão
Dimensões (cm):
altura: 97; largura: 33;
Descrição:
Esta peça é constituida por três secções distintas: A base de secção triangular, assente sobre três volutas com decoração vegetalista, apresentando emcada face um medalhão oval cinzelado e inciso, cada um com a representação de um tema relacionado com o Mistério da Eucaristia: a Última Ceia, o Transporte do Maná e Cristo no horto. Os ângulos são marcados por cabeças de querubins e três figuras em vulto pleno representando a Fé, a Esperança e a Caridade. A encimar esta base, observa-se um friso contracurvado encimado por querubins que transportam nas suas mãos motivos Eucarísticos. A união da base com a haste completa-se atravéz do nó composto por três grandes volutas com cabeças de querubins nos ângulos, sendo o interior das faces preenchido por elementos vegetalistas enriquecidos por gemas preciosas cujo colorido cria um extraordinário efeito cromático. A haste apresenta nos seus ângulos pequenas volutas e tem as faces preenchidas por elementos vegetalistas também ornamentados por gemas lapidadas. A união da haste com o hostensório é feita por três pequenas cabeças de serafins. O hostensório de formato circular, é circundado por nuvens repuxadas e relevadas, dos quais surgem raios setiformes e irregulares. A circundar o viril, observa-se uma moldura de diamantes de grande dimensão pontuados por pequenos laço de rubis que marcam os eixos. No interior da moldura observa-se uma lúnula em ouro também coberta por diamantes.
Incorporação:
Transferência - Capela do Paço da Bemposta, Lisboa
Origem / Historial:
Esta custódia parece ser a referida no Testamento de D. Pedro III, datado de Maio de 1786. É, então, doada a D. João VI, e por vontade deste monarca a peça permaneçeu na Casa do Infantado. Em 1832 é transferida para o Palácio de Queluz, bem como todas as obras preciosas da Capela da Bemposta, tendo, após a extinção da casa do Infantado, ingressado na Academia Nacinal de Belas Artes, após uma atribulada passagem pela Casa da Moeda de Lisboa e pelos cofres da Caixa Geral de Depósitos. Foi conservada desde 1847 pela Infanta D, Isabel Maria, no seu Palácio em Benfica. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Bibliografia

VASSALO E SILVA, Nuno - "As Custódias-Joias de Setecentos", in Oceanos, 43,. Lisboa: C.N.C.D.P., 2000, pág. 78 - 92

Triunfo do Barroco. Lisboa: Fundação das Descobertas, 1993

Catálogo da exposição - Museu Nacional dec Arte Antiga - Bona. Bona: Kunst-und Ausstellungshalle, 1999

The Age of the Baroque in Portugal. Washington: National Gallery of Art, 1993

Diamant, Museu de História Natural, Paris, 2005

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica