MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, May 07, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
80 Pint
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Martírio de São Sebastião
Title:
Martírio de São Sebastião
Author:
Gregório Lopes
Date / Period:
1536 A.D - 1538 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Madeira de carvalho
Technique:
Pintura a óleo sobre madeira de carvalho
Measurments (cm):
height: 119; width: 244,6;
Description:
São Sebastião nimbado e preso a uma coluna com os pés atados por uma corda que enlaça um punhal, surge representado no centro da composição. Dois archeiros, um de cada lado, vestidos com ricas indumentárias e manejando as suas armas, visam o corpo do santo. O martírio do santo romano é, fundamentalmente, um pretexto para a realização de uma grande composição paisagista povoada por inúmeras figuras e marcada por apontamentos que remetem para a vida quotidiana de uma urbe no século XVI. A cena decorre numa cidade de que se pode vislumbrar em segundo plano o casario e um templo circular "italianizante" rasgado por balcões e arcadas decoradas por enormes estátuas, a que se tem acesso através de uma escadaria. À sua frente uma multidão assiste a um auto-de-fé, com dois corpos consumidos numa grande fogueira.
Incorporation:
Outro - Transferência: Charola do Convento de Cristo (Tomar)
Origin / History:
Este painel retabular pertencia a um dos altares pequenos da Charola do Convento de Cristo em Tomar, destinando-se provavelmente ao altar de São Sebastião conforme consta no manuscrito de Frei Jerónimo de S. Romão, havendo documentação que atesta a sua realização, nomeadamente verbas de despesa pelo trabalho do pintor régio Gregório Lopes nos anos de 1536 e 1537 (ANTT, Convento de Cristo, 23, fls. 187v., 188 e 196). De facto, sabemos que de Setembro de 1536 a Abril de 1539 o pintor esteve na vila de Tomar a trabalhar nalguns retábulos destinados à charola da igreja do dito convento. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Bibliography

TEIXEIRA, F.A. Garcez - "Estudos sobre alguns dos quadros que pertenceram ao Convento de Cristo", in Anais da União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo, Vol. I, Tomo II. Lisboa: s.e., 1919-1937, pág. -

PORFÍRIO, José-Luís - Pintura Portuguesa Museu Nacional de Arte Antiga/Portuguese Painting National Musuem of Ancient Art. Lisboa: Quetzal Editores, 1991, pág. -

SERRÃO, Vítor - "Martírio de São Sebastião", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos, Vol. II (catálogo da exposição). Lisboa: IPM, 1992, pág. -

SERRÃO, Vítor - "Gregório Lopes", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos, Vol. II. Catálogo da exposição realizada no Museu Nacional de Arte Antiga entre Junho e Dezembro de 1992. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992, pág. -

FIGUEIREDO, José de - "Gregório Lopes e a Infanta D. Maria", in Lusitânia, Vol. IV. Lisboa: 1927, pág. -

TABORDA, José da Cunha - Regras da Arte de Pintura. Lisboa: Nota da Impressão Régia, 1815, pág. -

FIGUEIREDO, José de - Metsys e Portugal. Separata de Mélanges Hulin de Loo. s.l.: s.e., 1931, pág. -

CAETANO, Joaquim de Oliveira - O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570). 2 Vols., Texto fotocopiado da Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa: 1996, pág. -

SERRÃO, Vítor - A Pintura Maneirista em Portugal, (2ª ed. com prólogo actualizado e bibliografia acrescentada). Lisboa: Ins. Cultura Língua Portuguesa, 1991, pág. -

MACHADO, Cyrillo Volkmar - Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portuguezes, e dos Estrangeiros que estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823, pág. -

REIS-SANTOS, Luís - Gregório Lopes. Lisboa: Artis, 1950, pág. -

SANTOS, Reinaldo dos - "Carta ao Dr. José de Figueiredo", in Diário de Notícias. Lisboa: 19/09/1921, pág. -

FIGUEIREDO, José de - "Introdução a um Ensaio sobre a Pintura Quinhentista em Portugal", in Boletim de Arte e Arqueologia, Fasc. I. Lisboa: 1921, pág. -

CAETANO, Joaquim Oliveira - "Gregório Lopes", in Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento. Lisboa: C.N.C.D.P., 1992, pág. -

RACZINSKI, Conde A. - Les Arts en Portugal. Lettres. Paris: 1846, pág. -

BERTAUX, Émile - "La Rennaissance en Espagne et au Portugal", in Histoire de l'Art (dir. André Michel), Tomo IV. Paris: Armand Colin, 1911, pág. -

SANTOS, Reinaldo dos - "O Calvário da Misericórdia de Abrantes", in Boletim da Academia Nacional de Belas Artes, Vol. IV. Lisboa: 1940, pág. -

SERRÃO, Vítor - "A pintura maneirista em Portugal: das brandas «maneiras» ao reforço da propaganda", in História da Arte Portuguesa (Dir. Paulo Pereira), Vol.II. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. -

SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. História e Espírito. Lisboa: Empresa Nac. de Publicidade, 1965, pág. -

GUSMÃO, Adriano de - Mestres desconhecidos do Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Artis, 1957, pág. -

CORREIA, Vergílio - Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928, pág. -

MALKIEL-JIRMOUNSKY, Myron - Pintura à sombra dos mosteiros. A pintura religiosa portuguesa nos séculos XV e XVI. Lisboa: Edições Ática, s.d., pág. -

VITERBO, F. M. Sousa - Notícia de alguns pintores portugueses e de outros que, sendo estrangeiros, exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: 1903-1911, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits