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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
80 Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Martírio de São Sebastião
Título:
Martírio de São Sebastião
Autor:
Gregório Lopes
Datação:
1536 d.C. - 1538 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Pintura a óleo sobre madeira de carvalho
Dimensões (cm):
altura: 119; largura: 244,6;
Descrição:
São Sebastião nimbado e preso a uma coluna com os pés atados por uma corda que enlaça um punhal, surge representado no centro da composição. Dois archeiros, um de cada lado, vestidos com ricas indumentárias e manejando as suas armas, visam o corpo do santo. O martírio do santo romano é, fundamentalmente, um pretexto para a realização de uma grande composição paisagista povoada por inúmeras figuras e marcada por apontamentos que remetem para a vida quotidiana de uma urbe no século XVI. A cena decorre numa cidade de que se pode vislumbrar em segundo plano o casario e um templo circular "italianizante" rasgado por balcões e arcadas decoradas por enormes estátuas, a que se tem acesso através de uma escadaria. À sua frente uma multidão assiste a um auto-de-fé, com dois corpos consumidos numa grande fogueira.
Incorporação:
Outro - Transferência: Charola do Convento de Cristo (Tomar)
Origem / Historial:
Este painel retabular pertencia a um dos altares pequenos da Charola do Convento de Cristo em Tomar, destinando-se provavelmente ao altar de São Sebastião conforme consta no manuscrito de Frei Jerónimo de S. Romão, havendo documentação que atesta a sua realização, nomeadamente verbas de despesa pelo trabalho do pintor régio Gregório Lopes nos anos de 1536 e 1537 (ANTT, Convento de Cristo, 23, fls. 187v., 188 e 196). De facto, sabemos que de Setembro de 1536 a Abril de 1539 o pintor esteve na vila de Tomar a trabalhar nalguns retábulos destinados à charola da igreja do dito convento. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Bibliografia

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PORFÍRIO, José-Luís - Pintura Portuguesa Museu Nacional de Arte Antiga/Portuguese Painting National Musuem of Ancient Art. Lisboa: Quetzal Editores, 1991, pág. -

SERRÃO, Vítor - "Martírio de São Sebastião", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos, Vol. II (catálogo da exposição). Lisboa: IPM, 1992, pág. -

SERRÃO, Vítor - "Gregório Lopes", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos, Vol. II. Catálogo da exposição realizada no Museu Nacional de Arte Antiga entre Junho e Dezembro de 1992. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992, pág. -

FIGUEIREDO, José de - "Gregório Lopes e a Infanta D. Maria", in Lusitânia, Vol. IV. Lisboa: 1927, pág. -

TABORDA, José da Cunha - Regras da Arte de Pintura. Lisboa: Nota da Impressão Régia, 1815, pág. -

FIGUEIREDO, José de - Metsys e Portugal. Separata de Mélanges Hulin de Loo. s.l.: s.e., 1931, pág. -

CAETANO, Joaquim de Oliveira - O Que Janus Via. Rumos e Cenários da Pintura Portuguesa (1535-1570). 2 Vols., Texto fotocopiado da Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa: 1996, pág. -

SERRÃO, Vítor - A Pintura Maneirista em Portugal, (2ª ed. com prólogo actualizado e bibliografia acrescentada). Lisboa: Ins. Cultura Língua Portuguesa, 1991, pág. -

MACHADO, Cyrillo Volkmar - Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portuguezes, e dos Estrangeiros que estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823, pág. -

REIS-SANTOS, Luís - Gregório Lopes. Lisboa: Artis, 1950, pág. -

SANTOS, Reinaldo dos - "Carta ao Dr. José de Figueiredo", in Diário de Notícias. Lisboa: 19/09/1921, pág. -

FIGUEIREDO, José de - "Introdução a um Ensaio sobre a Pintura Quinhentista em Portugal", in Boletim de Arte e Arqueologia, Fasc. I. Lisboa: 1921, pág. -

CAETANO, Joaquim Oliveira - "Gregório Lopes", in Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento. Lisboa: C.N.C.D.P., 1992, pág. -

RACZINSKI, Conde A. - Les Arts en Portugal. Lettres. Paris: 1846, pág. -

BERTAUX, Émile - "La Rennaissance en Espagne et au Portugal", in Histoire de l'Art (dir. André Michel), Tomo IV. Paris: Armand Colin, 1911, pág. -

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SERRÃO, Vítor - "A pintura maneirista em Portugal: das brandas «maneiras» ao reforço da propaganda", in História da Arte Portuguesa (Dir. Paulo Pereira), Vol.II. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. -

SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. História e Espírito. Lisboa: Empresa Nac. de Publicidade, 1965, pág. -

GUSMÃO, Adriano de - Mestres desconhecidos do Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Artis, 1957, pág. -

CORREIA, Vergílio - Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928, pág. -

MALKIEL-JIRMOUNSKY, Myron - Pintura à sombra dos mosteiros. A pintura religiosa portuguesa nos séculos XV e XVI. Lisboa: Edições Ática, s.d., pág. -

VITERBO, F. M. Sousa - Notícia de alguns pintores portugueses e de outros que, sendo estrangeiros, exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: 1903-1911, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
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