|
OBJECT DETAILS
Museum: Museu Nacional de Arte Antiga Inventory number: 1171 Pint Title: Adoração dos Pastores Date / Period: 1539 A.D - 1541 A.D Holder: Madeira de carvalho Measurments (cm): height: 135; width: 121; Description: Inserida num ambiente arquitectónico renascentista próximo dos modelos construtivos do Quattrocento toscano, a Virgem surge representada no lado direito da composição tendo por trás a figura de São José. Deitado num berço de madeira coberto com palhinhas, o Menino Jesus encontra-se rodeado por Nossa Senhora, São José e por dois dos pastores que, ajoelhados, Lhe prestam homenagem oferecendo um cabrito com os pés atados e uma perdiz. O terceiro pastor, de pé, é acompanhado por um cão e segura no braço esquerdo um cesto com pães, ao passo que levanta com a mão direita uma flauta, pormenor curioso que prefigura Jesus como um novo Orfeu.
A cena decorre num espaço renascentista em ruínas, situando-se numa das alas o estábulo onde estão figurados o boi e o burro referidos nos Evangelhos Apócrifos, enquanto que à esquerda surge um apontamento que alude à anunciação do nascimento de Cristo aos pastores. Incorporation: Outro - Transferência: Mosteiro de Santos-o-Novo (Lisboa)
Origin / History: De acordo com uma nota escrita pelo Dr. José de Figueiredo no Livro 1º da Entrada de Correspondência, os seis quadros que formam o retábulo dito de Santos-o-Novo, estavam no coro de baixo da igreja do respectivo mosteiro no ano de 1911, data da entrada do conjunto no Museu das Janelas Verdes. Passa-se a transcrever parcialmente o documento citado (fl.6): "Em 22 do corrente (Agosto de 1911) esteve o Director do Museu no Recolhimento de Santos-o-Novo a receber vários objectos ali existentes, em virtude do despacho do Ex.mo Ministro da Justiça. Esses objectos, entregues ao Director na presença de dois vogais da Comissão Jurisdicional das Extintas Congregações, são: 6 quadros de madeira do século XVI escola de Lisboa, representando respectivamente a «Anunciação», «Natividade», «Adoração dos Reis Magos», «Cristo no Horto», «Enterro de Cristo» e «Ressurreição de Cristo» e estavam no coro de baixo da referida Igreja;..." (cf. João Couto, O retábulo quinhentista de Santos-o-Novo, p.13, nota 1).
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliography | PORFÍRIO, José-Luís - Pintura Portuguesa Museu Nacional de Arte Antiga/Portuguese Painting National Musuem of Ancient Art. Lisboa: Quetzal Editores, 1991, pág. - | DIAS, Pedro - "Adoração dos Pastores", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa no Tempo dos Descobrimentos, Vol.II. Lisboa: IPM, 1992, pág. - | GONÇALVES, Flávio - "Algumas obras do Museu Nacional de Arte Antiga: Adoração dos Pastores. Lisboa: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1990, pág. - | REIS-SANTOS, Luís - Gregório Lopes. Lisboa: Artis, 1950, pág. - | MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940, pág. - | GUSMÃO, Adriano de - "Os Primitivos e a Renascença", in Arte Portuguesa. Pintura (Dir. João Barreira). Lisboa: Edições Excelsior, 1948 e 1951, pág. - | COUTO, João - O Retábulo Quinhentista de Santos-o-Novo. Lisboa: Artis, s.d., pág. - | CARVALHO, José Alberto Seabra de - Gregório Lopes. Lisboa: Edições Inapa, 1999, pág. - | |
|
|