MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 14 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
195 Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Miguel
Título:
Arcanjo São Miguel
Autor:
Garcia Fernandes
Datação:
1530 d.C. - 1540 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 130; largura: 79;
Descrição:
São Miguel surge envolto numa auréola dourada que se recorta sobre um céu azul, lutando contra um demónio negro alado e de cabeça chifruda. O santo, que segura com a mão esquerda uma balança em que se pesam duas almas e que, com a mão direita, empunha uma espada, aparece simultaneamente como juíz das almas e vencedor do demónio. O combate que tem lugar no ar é observado em terra por um grupo de homens figurados no canto inferior esquerdo do quadro.
Incorporação:
Outro - Transferência: Conventos Extintos
Origem / Historial:
Após a extinção das ordens religiosas em 1834, do recheio do convento cisterciense do Lorvão, apenas o cadeiral se conservou no lugar original, tendo parte do restante património sido transferido para o Museu de Belas Artes. O termo de entrega respeitante a este processo assinala um quadro em madeira com a representação de São Miguel, quadro esse que é identificado no Museu Nacional de Arte Antiga com o número de inventário 195. Contudo, tal identificação não está correcta, uma vez que esta pintura não foi incorporada em 1877, constando já do inventário de 1838 (então com o número 178) e do inventário copiado para o Livro nº 42/Museu Nacional de Arte Antiga (com o número 195). A corroborar este facto, a pintura figura também no catálogo de 1862 com a seguinte descrição: «68 - Archanjo S. Miguel Tem uma espada de dois gumes e balança na mão com duas almas; a da concha esquerda é presa pelas garras do dragão infernal, e a alma supplica a protecção do archanjo, e este a defende, pizando e ameaçando com a espada o dragão - na parte inferior do quadro vê-se um grupo composto de todas as classes da sociedade (figuras pequeninas), mostrando espanto - (Taboa) Alt. 1m 29 c - Larg. 76 e meio c.» É, pois, evidente que o São Miguel proveniente do Lorvão não é este, mas sim, e tal como foi demonstrado por José Alberto Seabra de Carvalho, o painel inventariado com o número de inventário 956 Pint.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica