MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 30 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
53 Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Santa Margarida e Santa Maria Madalena
Autor:
Gregório Lopes
Datação:
1520 d.C. - 1530 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 34; largura: 88,5;
Descrição:
As santas estão representadas em busto com as cabeças nimbadas. A respectiva identificação é possível, quer pelos nomes que estão inscritos em caracteres dourados nas aureolas, quer através dos atributos correspondentes: o vaso de perfumes e o livro, para Santa Maria Madalena, e o dragão, para Santa Margarida. Este animal fantástico situa-se entre as duas figuras e alude ao milagre de Santa Margarida que, após ter sido devorada, conseguiu sair das suas entranhas com uma cruz. Em segundo plano e no centro da composição encontra-se uma arquitectura acastelada.
Incorporação:
Outro - Transferência: Convento do Paraíso (Lisboa)
Origem / Historial:
Este quadro, bem como "Santa Luzia e Santa Ágata" (Museu Nacional de Arte Antiga), provem da ermida lisboeta do Paraíso. Duas outras pinturas que hoje se encontram no Museu de Posen, na Polónia ("Santa Apolónia e Santa Inês" e "Santa Catarina e Santa Bárbara"), com idêntico formato e composição, foram compradas em Lisboa no ano de 1844 pelo Conde Atanazy Raczynski, tendo pertencido à Galeria do Marquês de Penalva. Carl Justi atribuíu este conjunto a Velascus e José de Figueiredo, aludindo às pinturas de Posen, menciona o nome de Cristóvão de Figueiredo. Luís Reis-Santos lançou a hipótese de as quatro pinturas terem constituído as predelas do retábulo "do Paraíso" [Museu Nacional de Arte Antiga] atribuído a Gregório Lopes. Vítor Serrão (in catálogo da exposição No Tempo das Feitorias) subscreve a opinião de Reis-Santos, integrando-os na obra de Gregório Lopes.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica