MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, May 04, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
13 Pint
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Retábulo do Convento do Paraíso
Title:
Apresentação do Menino no Templo
Author:
Gregório Lopes
Date / Period:
1527 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Madeira de carvalho
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 128; width: 87;
Description:
No interior de uma igreja representa-se um primeiro momento da "Apresentação do Menino no Templo", ou seja, aquele em que a Virgem entrega o Menino a Simeão. O altar, coberto por um brocado vermelho com franjas douradas e uma toalha branca, está situado no centro da composição, sendo à sua volta que se dispõem os personagens. À esquerda, a Virgem, com a cabeça nimbada e coberta por um véu branco, está rodeada por São José que, vestido de vermelho e apoiado num bordão, segura com a mão esquerda uma gaiola com duas rolas, e pela profetisa Ana que, juntamente com outra figura feminina,têm na mão esquerda círios iluminados. À direita, e atrás de Simeão, que enverga uma mitra e panejamentos ricamente ornamentados, estão colocados três homens, grupo este que estabelece um contraponto com as três mulheres que observam a cerimónia do lado oposto do altar. Sobre o altar pende um dossel vermelho com a inscrição «ECCE VIRGO COMCIPIES ET PARIES», o que remete para o texto bíblico, mais concretamente o livro de Ísaias, pois corresponde a uma parte da profecia deste Profeta: «Ecce virgo concipiet, et pariet filium, et vocabitur nomen ejus Emmanuel» («Eis que a Virgem conceberá, e dará à luz um filho, e lhe chamará Emanuel»). De acordo com os Padres da Igreja, a Virgem estaria a ler este texto quando lhe apareceu o anjo Gabriel.
Incorporation:
Outro - Transferência: Convento do Paraíso (Lisboa)
Origin / History:
O retábulo "do Paraíso", assim designado uma vez que provém do altar-mor do extinto Convento do Paraíso em Lisboa, foi já objecto de alguns estudos que resultaram em opniões diversas e divergentes no que toca à sua autoria. Num primeiro momento, o conjunto foi atribuído a Grão Vasco (Vasco Fernandes) por Taborda e Cirilo, opinião refutada por Raczynski que propôs o nome de Abram Prim (Primus). Carl Justi apontou como autor o pintor Velascus e Émile Bertaux dividiu a série em dois conjuntos, atribuindo a "Anunciação", a "Visitação" e a "Natividade" a Cristóvão de Figueiredo, e os restantes painéis ao "Mestre do Retábulo de Santiago". Foi, porém, José de Figueiredo quem reagropou novamente as oito pinturas e as enquadrou na obra do "Mestre do Paraíso", no que foi secundado por Reinaldo dos Santos. A Myron Malkiel-Jirmounsky coube alertar para o facto de estarmos na presença de uma obra colectiva e não de um só pintor. Actualmente, e na esteira deste último historiador, ainda que se destaque o nome de Gregório Lopes na atribuição deste conjunto retabular, não há dúvida em se afirmar que se trata de uma obra de parceria, o que é desde logo visível na heterogeneidade pictórica e técnica das várias tábuas que o compõem.

Bibliography

SERRÃO, Vítor - "Gregório Lopes", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos, Vol. II. Catálogo da exposição realizada no Museu Nacional de Arte Antiga entre Junho e Dezembro de 1992. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992, pág. -

FIGUEIREDO, José de - "Gregório Lopes e a Infanta D. Maria", in Lusitânia, Vol. IV. Lisboa: 1927, pág. -

COUTO, João - O Mestre do Paraíso. Lisboa: s.e., 1960, pág. -

TABORDA, José da Cunha - Regras da Arte de Pintura. Lisboa: Nota da Impressão Régia, 1815, pág. -

MACHADO, Cyrillo Volkmar - Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portuguezes, e dos Estrangeiros que estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823, pág. -

REIS-SANTOS, Luís - Gregório Lopes. Lisboa: Artis, 1950, pág. -

RACZYNSKI, Conde Atanazy - Les arts en Portugal. Lettres. Paris: Jules Renouard, 1846, pág. -

MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940, pág. -

FIGUEIREDO, José de - "Introdução a um Ensaio sobre a Pintura Quinhentista em Portugal", in Boletim de Arte e Arqueologia, Fasc. I. Lisboa: 1921, pág. -

BERTAUX, Émile - "La Rennaissance en Espagne et au Portugal", in Histoire de l'Art (dir. André Michel), Tomo IV. Paris: Armand Colin, 1911, pág. -

RÉAU, Louis - Iconographie de L'Art Chrétien. Tomo II: Iconographie de la Bible - Nouveau Testament. Paris: PUF, 1957, pág. -

RACZYNSKI, Conde Atanazy - Dictionnaire Histórico-Artistique du Portugal pour faire à l'ouvrage ayant pour titre les arts en Portugal. Paris: Jules Renouard, 1847, pág. -

SANTOS, Reynaldo dos - L'Art Portugais. Architecture, Sculpture et Peinture. Paris: Libraire Plon, s.d., pág. -

MALKIEL-JIRMOUNSKY, Myron - Os painéis denominados do Mestre do Paraíso. Lisboa: Livraria Bertrand, 1943, pág. -

MARKL, Dagoberto - "A Pintura no Período Manuelino. Os Ciclos: das oficinas à iconografia", in História da Arte Portuguesa (Dir. Paulo Pereira). Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. -

MALKIEL-JIRMOUNSKY, Myron - Pintura à sombra dos mosteiros. A pintura religiosa portuguesa nos séculos XV e XVI. Lisboa: Edições Ática, s.d., pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits