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OBJECT DETAILS
Museum: Museu Nacional de Arte Antiga Name: Retábulo do Convento do Paraíso Title: Apresentação do Menino no Templo Holder: Madeira de carvalho Measurments (cm): height: 128; width: 87; Description: No interior de uma igreja representa-se um primeiro momento da "Apresentação do Menino no Templo", ou seja, aquele em que a Virgem entrega o Menino a Simeão. O altar, coberto por um brocado vermelho com franjas douradas e uma toalha branca, está situado no centro da composição, sendo à sua volta que se dispõem os personagens. À esquerda, a Virgem, com a cabeça nimbada e coberta por um véu branco, está rodeada por São José que, vestido de vermelho e apoiado num bordão, segura com a mão esquerda uma gaiola com duas rolas, e pela profetisa Ana que, juntamente com outra figura feminina,têm na mão esquerda círios iluminados. À direita, e atrás de Simeão, que enverga uma mitra e panejamentos ricamente ornamentados, estão colocados três homens, grupo este que estabelece um contraponto com as três mulheres que observam a cerimónia do lado oposto do altar. Sobre o altar pende um dossel vermelho com a inscrição «ECCE VIRGO COMCIPIES ET PARIES», o que remete para o texto bíblico, mais concretamente o livro de Ísaias, pois corresponde a uma parte da profecia deste Profeta: «Ecce virgo concipiet, et pariet filium, et vocabitur nomen ejus Emmanuel» («Eis que a Virgem conceberá, e dará à luz um filho, e lhe chamará Emanuel»). De acordo com os Padres da Igreja, a Virgem estaria a ler este texto quando lhe apareceu o anjo Gabriel. Incorporation: Outro - Transferência: Convento do Paraíso (Lisboa)
Origin / History: O retábulo "do Paraíso", assim designado uma vez que provém do altar-mor do extinto Convento do Paraíso em Lisboa, foi já objecto de alguns estudos que resultaram em opniões diversas e divergentes no que toca à sua autoria.
Num primeiro momento, o conjunto foi atribuído a Grão Vasco (Vasco Fernandes) por Taborda e Cirilo, opinião refutada por Raczynski que propôs o nome de Abram Prim (Primus). Carl Justi apontou como autor o pintor Velascus e Émile Bertaux dividiu a série em dois conjuntos, atribuindo a "Anunciação", a "Visitação" e a "Natividade" a Cristóvão de Figueiredo, e os restantes painéis ao "Mestre do Retábulo de Santiago". Foi, porém, José de Figueiredo quem reagropou novamente as oito pinturas e as enquadrou na obra do "Mestre do Paraíso", no que foi secundado por Reinaldo dos Santos. A Myron Malkiel-Jirmounsky coube alertar para o facto de estarmos na presença de uma obra colectiva e não de um só pintor. Actualmente, e na esteira deste último historiador, ainda que se destaque o nome de Gregório Lopes na atribuição deste conjunto retabular, não há dúvida em se afirmar que se trata de uma obra de parceria, o que é desde logo visível na heterogeneidade pictórica e técnica das várias tábuas que o compõem.
Bibliography | SERRÃO, Vítor - "Gregório Lopes", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos, Vol. II. Catálogo da exposição realizada no Museu Nacional de Arte Antiga entre Junho e Dezembro de 1992. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992, pág. - | FIGUEIREDO, José de - "Gregório Lopes e a Infanta D. Maria", in Lusitânia, Vol. IV. Lisboa: 1927, pág. - | COUTO, João - O Mestre do Paraíso. Lisboa: s.e., 1960, pág. - | TABORDA, José da Cunha - Regras da Arte de Pintura. Lisboa: Nota da Impressão Régia, 1815, pág. - | MACHADO, Cyrillo Volkmar - Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portuguezes, e dos Estrangeiros que estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823, pág. - | REIS-SANTOS, Luís - Gregório Lopes. Lisboa: Artis, 1950, pág. - | RACZYNSKI, Conde Atanazy - Les arts en Portugal. Lettres. Paris: Jules Renouard, 1846, pág. - | MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940, pág. - | FIGUEIREDO, José de - "Introdução a um Ensaio sobre a Pintura Quinhentista em Portugal", in Boletim de Arte e Arqueologia, Fasc. I. Lisboa: 1921, pág. - | BERTAUX, Émile - "La Rennaissance en Espagne et au Portugal", in Histoire de l'Art (dir. André Michel), Tomo IV. Paris: Armand Colin, 1911, pág. - | RÉAU, Louis - Iconographie de L'Art Chrétien. Tomo II: Iconographie de la Bible - Nouveau Testament. Paris: PUF, 1957, pág. - | RACZYNSKI, Conde Atanazy - Dictionnaire Histórico-Artistique du Portugal pour faire à l'ouvrage ayant pour titre les arts en Portugal. Paris: Jules Renouard, 1847, pág. - | SANTOS, Reynaldo dos - L'Art Portugais. Architecture, Sculpture et Peinture. Paris: Libraire Plon, s.d., pág. - | MALKIEL-JIRMOUNSKY, Myron - Os painéis denominados do Mestre do Paraíso. Lisboa: Livraria Bertrand, 1943, pág. - | MARKL, Dagoberto - "A Pintura no Período Manuelino. Os Ciclos: das oficinas à iconografia", in História da Arte Portuguesa (Dir. Paulo Pereira). Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. - | MALKIEL-JIRMOUNSKY, Myron - Pintura à sombra dos mosteiros. A pintura religiosa portuguesa nos séculos XV e XVI. Lisboa: Edições Ática, s.d., pág. - | |
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