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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
584 Esc
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Santa Ana ensinando a Virgem a ler
Autores:
José de Abreu do Ó
Tomás Lopes
Machado de Castro, Joaquim
Local de Execução:
Portugal; Lisboa
Oficina / Fabricante:
Joaquim Machado de Castro
Datação:
1783 d.C. - 1784 d.C.
Matéria:
Madeira (pinho da Flandres?). Olhos de vidro.
Técnica:
Escultura de vulto pleno. Dourada, estofada e policromada.
Dimensões (cm):
altura: 83; largura: 41,5; profundidade: 47;
Descrição:
Grupo escultórico de Santa Ana ensinando a Virgem a ler assente sobre base quadrangular de ângulos cortados com rocalha dourada aplicada no centro da face principal. Santa Ana, sedente em cadeira de braços de espaldar alto, tem a cabeça voltada para o lado esquerdo a olhar a Virgem representada como Menina. Com a mão esquerda segura ao alto o Livro encadernado de pele com ferros e folhas douradas. Tem o braço direito pousado sobre as costas da Virgem. Santa Ana enverga vestido cingido na cintura, estofado com motivos de ramagens e rocalhas largas de fundo dourado e pintadas de verde, véu sobre a cabeça dispondo-se como lenço sobre os ombros e o colo, apertado em nó à frente, e manto lançado sobre os ombros, agrupado sobre o regaço em prega média de volutas. Calçada. A Virgem, de mãos postas, tem a cabeça voltada para o alto. Enverga vestido de decote redondo e manto pregueado lançado sobre os ombros e agrupado sobre os antebraços. Mostra os cabelos trabalhados em toucado entrançado. Calçada. Policromia com dominantes dourado, vermelho, castanho. Carnações. Estofado com esgrafitado nos panejamentos. Grupo dinâmico.
Incorporação:
Transferência - Lisboa, Hospital de São José (13).
Origem / Historial:
Encomenda de D. Maria I para o convento de Nossa Senhora da Conceição de Arroios, em Lisboa, cujos primeiros pagamentos estão documentados e datados de 1783. Joaquim Machado de Castro dirigiu os trabalhos, o marceneiro e entalhador José de Abreu do Ó executou a cadeira, e a pintura e dourados ficaram a cargo de Tomás Lopes. Em 24 de Julho de 1784, Joaquim Machado de Castro assina o recibo, no valor de e 112$440, da despesa que se fez com a imagem, nomeadamente com a madeira, que identifica como sendo de pinho da Flandres, com o grude e os pregos, com o trabalho do carpinteiro, dos escultores, e do ourives da prata. Em documento de 3 de Março de 1784, Joaquim Fellipe Duarte, ourives, passara recibo do diadema de prata ("de patacas feito à maneira de pedras abrilhantadas"), e do resplendor de prata para "a Menina da mesma santa". Estas peças não fazem, hoje, parte do conjunto. A imagem deu entrada nas colecções do Museu de Arte Antiga em 1928, proveniente do Hospital de São José. A história do seu percurso até ao Hospital de São José é desconhecida. * Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Escultura em Madeira

Lisboa, MNAA

1979

Imagens no Tempo. Escultura Portuguesa do Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XII-XVIII

Lisboa, MNAA

1988

Imagens de Nossa Senhora

Lisboa, Mosteiro dos Jerónimos

1988

100 Obras Maestras del Arte Portugues

Madrid, Centro Cultural del Conde Duque

1985

Triomphe du Baroque. Europália 91 / Portugal

Bruxelas, Palais des Beaux-Arts

1991-09-19

1991-12-29

O Triunfo do Barroco

Lisboa, Centro Cultural de Belém

1993

A Virgem na Arte Portuguesa

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga

1954

 
     
     
   
     
     
     
 
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