MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Monday, April 29, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional de Arte Antiga
Inventory number:
287 Pint
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
São Jerónimo
Title:
São Jerónimo
Author:
Desconhecido
Date / Period:
1530 A.D - 1550 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Madeira de carvalho
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 141,5; width: 99;
Description:
O tema representado neste quadro é São Jerónimo durante a sua penitência no deserto, local que, tanto neste caso, como também na pintura da mesma série que ilustra a Pregação de São Jão Baptista, é substituído por uma paisagem acidentada com fundo de arvoredo e casario. O Santo, figurado com um manto que lhe cobre o corpo da cintura para baixo e com a cabeça nimbada, encontra-se ajoelhado debaixo de uma árvore rezando em frente a um livro aberto e a uma caveira. Das mãos postas em sinal de oração está suspenso um rosário de contas. Um dos seus atributos ou emblema, o chapéu cardinalício de cor vermelha, constitui um apontamento de cor vibrante numa composição pautada por uma paleta de tons suaves.
Incorporation:
Outro - Transferência: Convento de São Bento da Saúde (Lisboa).
Origin / History:
"São Jerónimo" forma, juntamente com a "Pregação de São João Baptista", "Santo Antão e São Paulo Eremita", "Santo Antão e o Sátiro" e "Visão de Santo Antão", um conjunto designado por "série dos arcos" devido à arcaria que se rasga sobre um fundo azul e que corre a parte inferior de todas as tábuas. O "Retábulo do Mestre dos Arcos", nome pelo qual também é conhecido, não foi ainda objecto de um estudo aprofundado, com a excepção de Luís Reis-Santos que atribuíu a autoria dos quadros a Gregório Lopes, o que, contudo, não deixa de levantar alguns problemas, uma vez que estas pinturas não se enquadram plenamente no estilo do pintor. Este quadro, tal como os restantes quatro painéis que compunham o conjunto da "série dos arcos", provêm do convento de São Bento da Saúde, embora tudo indique que não seriam originários desta instituição beneditina, uma vez que apenas foi construída em 1598, ou seja, numa data posterior à feitura dos quadros.

Bibliography

REIS-SANTOS, Luís - Gregório Lopes. Lisboa: Artis, 1950, pág. -

MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940, pág. -

CAETANO, Joaquim Oliveira - "Gregório Lopes", in Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento. Lisboa: C.N.C.D.P., 1992, pág. -

CARVALHO, José Alberto Seabra de - Estudo sobre proveniências do Museu Nacional de Arte Antiga (trabalho de estágio para técnico superior de 2ª classe do Museu Nacional de Arte Antiga. Inédito): 1991, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits