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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
287 Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Jerónimo
Título:
São Jerónimo
Autor:
Desconhecido
Datação:
1530 d.C. - 1550 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 141,5; largura: 99;
Descrição:
O tema representado neste quadro é São Jerónimo durante a sua penitência no deserto, local que, tanto neste caso, como também na pintura da mesma série que ilustra a Pregação de São Jão Baptista, é substituído por uma paisagem acidentada com fundo de arvoredo e casario. O Santo, figurado com um manto que lhe cobre o corpo da cintura para baixo e com a cabeça nimbada, encontra-se ajoelhado debaixo de uma árvore rezando em frente a um livro aberto e a uma caveira. Das mãos postas em sinal de oração está suspenso um rosário de contas. Um dos seus atributos ou emblema, o chapéu cardinalício de cor vermelha, constitui um apontamento de cor vibrante numa composição pautada por uma paleta de tons suaves.
Incorporação:
Outro - Transferência: Convento de São Bento da Saúde (Lisboa).
Origem / Historial:
"São Jerónimo" forma, juntamente com a "Pregação de São João Baptista", "Santo Antão e São Paulo Eremita", "Santo Antão e o Sátiro" e "Visão de Santo Antão", um conjunto designado por "série dos arcos" devido à arcaria que se rasga sobre um fundo azul e que corre a parte inferior de todas as tábuas. O "Retábulo do Mestre dos Arcos", nome pelo qual também é conhecido, não foi ainda objecto de um estudo aprofundado, com a excepção de Luís Reis-Santos que atribuíu a autoria dos quadros a Gregório Lopes, o que, contudo, não deixa de levantar alguns problemas, uma vez que estas pinturas não se enquadram plenamente no estilo do pintor. Este quadro, tal como os restantes quatro painéis que compunham o conjunto da "série dos arcos", provêm do convento de São Bento da Saúde, embora tudo indique que não seriam originários desta instituição beneditina, uma vez que apenas foi construída em 1598, ou seja, numa data posterior à feitura dos quadros.
 
     
     
   
     
     
     
 
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