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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
1230 Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de Jovem Cavaleiro
Título:
Retrato de Jovem Cavaleiro
Autor:
Desconhecido
Datação:
1540 d.C. - 1560 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 47; largura: 34;
Descrição:
O quadro retrata um jovem cavaleiro representado em busto a três quartos. Enverga uma armadura de aparato, tauxiada de ouro, de cuja gorgeira metálica forrada a veludo vermelho sai uma gola de renda branca encanunada que lhe emoldura o rosto de feições finas e delicadas. Sobre a armadura sobressai, a tiracolo, uma faixa ou banda de seda vermelho alaranjada, sinal do poder por ele detido. Segundo Adriano de Gusmão, este quadro é um fragmento de uma tela maior, pelo que é provável que o cavaleiro ostentasse, para além da faixa/insígnia de comando militar, o bastão de comando usado pelos cabos de guerra.
Incorporação:
Compra - Comprado à colecção Guerra Junqueiro (verba do legado Valmor).
Origem / Historial:
Algumas dúvidas têm sido colocadas a respeito deste quadro, quer no que toca ao seu autor, quer à identificação da figura retratada. Em relação à autoria da obra, foram propostos os nomes de Alonso Sánchez Coello e de Cristóvão Lopes. Já no que diz respeito à personagem representada, as opiniões são menos consensuais. Com base em dados biográficos e na comparação com a galeria de personagens da família real portuguesa que figuram no quadro atribuído a Francisco de Holanda - Nossa Senhora de Belém (Lisboa, MNAA) -, Adriano de Gusmão identifica o cavaleiro com o Condestável D. Duarte (sobrinho de D. João III e filho do infante D. Duarte, duque de Guimarães, e de D. Isabel, filha do duque de Bragança, D. Jaime). Porém, foram também avançados nomes como o de D. João da Áustria, filho bastardo de Carlos V, Alexandre Farnésio, duque de Parma, e o do Príncipe D. João, casado com D. Joana da Áustria, e pai de D. Sebastião. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Bibliografia

PORFÍRIO, José-Luís - Pintura Portuguesa Museu Nacional de Arte Antiga/Portuguese Painting National Musuem of Ancient Art. Lisboa: Quetzal Editores, 1991, pág. -

CORREIA, Vergílio - "A Pintura quatrocentista e quinhentista em Portugal. Novos documentos", in Boletim de Arte e Arqueologia, Fasc. 1. Lisboa: 1921, pág. -

GUSMÃO, Adriano de - "O retrato presumível do Condestável D. Duarte", in Comércio do Porto. Porto: 28/12/1954, pág. -

GUSMÃO, Adriano de - "O Retrato de personagem desconhecida atribuído a Cristóvão Lopes será o do Condestável D. Duarte?", in Boletim dos Museus Nacionais de Arte Antiga, Vol. II, Nº 5. Lisboa: 1941, pág. -

TABORDA, José da Cunha - Regras da Arte de Pintura. Lisboa: Nota da Impressão Régia, 1815, pág. -

SERRÃO, Vítor - A Pintura Maneirista em Portugal, (2ª ed. com prólogo actualizado e bibliografia acrescentada). Lisboa: Ins. Cultura Língua Portuguesa, 1991, pág. -

MACHADO, Cyrillo Volkmar - Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portuguezes, e dos Estrangeiros que estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823, pág. -

GUSMÃO, Adriano de - "A Nossa Galeria", in Diário de Notícias. Lisboa: 07/03/1957, pág. -

SANTOS, Reinaldo dos - "Carta ao Dr. José de Figueiredo", in Diário de Notícias. Lisboa: 19/09/1921, pág. -

RACZYNSKI, Conde Atanazy - Les arts en Portugal. Lettres. Paris: Jules Renouard, 1846, pág. -

MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940, pág. -

JORDAN, Annemarie - Retrato de Corte em Portugal. O Legado de António Moro (1552-1572). Lisboa: Quetzal Editores, 1994, pág. -

FRANÇA, José-Augusto - O Retrato na Arte Portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte, 1981, pág. -

SANTOS, Reynaldo dos - L'Art Portugais. Architecture, Sculpture et Peinture. Paris: Libraire Plon, s.d., pág. -

SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. História e Espírito. Lisboa: Empresa Nac. de Publicidade, 1965, pág. -

GUSMÃO, Adriano de - Mestres desconhecidos do Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Artis, 1957, pág. -

CORREIA, Vergílio - Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928, pág. -

VITERBO, F. M. Sousa - Notícia de alguns pintores portugueses e de outros que, sendo estrangeiros, exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: 1903-1911, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
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