MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arte Antiga
N.º de Inventário:
2 Pint
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Aparição de Cristo à Virgem
Autor:
Frei Carlos
Local de Execução:
Évora
Oficina / Fabricante:
Oficina do Convento do Espinheiro
Datação:
1529 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 173; largura: 129,5;
Descrição:
O tema central - a Aparição de Cristo à Virgem - surge representado no lado direito da composição, num interior abobadado que remete para a arquitectura do Renascimento Italiano. Contudo, quer pelos valores lumínicos e recurso a uma paleta colorida e quente, quer, sobretudo, por um certo arcaísmo recorrente na arte flamenga do século XVI, visível, por exemplo, na representação da figura humana, este quadro denota a origem flamenga de Frei Carlos e a influência que o gótico flamejante das escolas ganto-bruguenses exerceu na sua obra. A Virgem - que está voltada para o centro do quadro onde surge a figura de Cristo ressuscitado envolto num amplo manto vermelho, ostentando na mão esquerda uma cruz processional e fazendo o sinal da benção com a mão direita - encontra-se ajoelhada junto de uma banqueta em cima da qual está um livro aberto. Ao fundo, enquadrados por uma arcaria, aparecem os justos saídos do limbo, destacando-se, em primeiro plano, Adão, Eva e Moisés. O ano de 1529 inscrito numa cartela sustentada por um anjo colocado no topo de uma arquitrave, marca uma linha invisível que delimita o centro da composição e que separa os dois registos da cena: a acção que decorre no interior, e a que tem lugar no exterior. Aqui, as figuras dominantes são Santa Maria Madalena, que segura um frasco de bálsamo, Marta e Maria.
Incorporação:
Transferência - Convento do Espinheiro, Évora.
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Bibliografia

PORFÍRIO, José-Luís - Pintura Portuguesa Museu Nacional de Arte Antiga/Portuguese Painting National Musuem of Ancient Art. Lisboa: Quetzal Editores, 1991, pág. -

SERRÃO, Vítor - "Frei Carlos", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos, Vol. II. Catálogo da exposição realizada no Museu Nacional de Arte Antiga entre Junho e Dezembro de 1992. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992, pág. -

FIGUEIREDO, José de - Metsys e Portugal. Separata de Mélanges Hulin de Loo. s.l.: s.e., 1931, pág. -

REIS-SANTOS, Luís - ¤Frei Carlos" in Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. V. Lisboa: s/d, pág. -

COUTO, João - A pintura flamenga em Évora no século XVI. Variedade de estilos e de técnicas na obra atribuida a Frei Carlos. Évora: 1943, pág. -

MACHADO, Cyrillo Volkmar - Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portuguezes, e dos Estrangeiros que estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823, pág. -

RACZYNSKI, Conde Atanazy - Les arts en Portugal. Lettres. Paris: Jules Renouard, 1846, pág. -

FIGUEIREDO, José de - "Introdução a um Ensaio sobre a Pintura Quinhentista em Portugal", in Boletim de Arte e Arqueologia, Fasc. I. Lisboa: 1921, pág. -

MARKL, Dagoberto; PEREIRA, Fernando António Baptista - "A pintura num período de transição", in História da Arte em Portugal, Vol.VI - O Renascimento. Lisboa: Alfa, 1986, pág. -

JUSTI, Carl - "Die Portugiesische Malerei des XVI Jahrhunderts", in Miscellaneen aus drei Jahrhunderten Spanischen Kunstlebens, Tomo II. Berlin: Grotesche Verlagsbuchhandlung, 1908, pág. -

REIS-SANTOS, Luís - "Frei Carlos". Comunicação realizada no Instituto de Arqueologia. Publicada in A Voz. Lisboa: 05/06/1935, pág. -

COUTO, João - A Oficina de Frei Carlos. Lisboa: Realizações Artis, 1955, pág. -

FIGUEIREDO, José de - "Frey Carlos", in Lusitania, Vol. I. Lisboa: Bib. Nacional, 1924, pág. -

REIS-SANTOS, Luís - Frei Carlos. Lisboa: Livraria Bertrand, 1940, pág. -

BERTAUX, Émile - "La Rennaissance en Espagne et au Portugal", in Histoire de l'Art (dir. André Michel), Tomo IV. Paris: Armand Colin, 1911, pág. -

RACZYNSKI, Conde Atanazy - Dictionnaire Histórico-Artistique du Portugal pour faire à l'ouvrage ayant pour titre les arts en Portugal. Paris: Jules Renouard, 1847, pág. -

VASCONCELOS, Joaquim de - Arte Religiosa em Portugal. Porto: Emílio Briel & Ca. Editores, 1914, pág. -

ESPANCA, Túlio - "Notas sobre pintores em Évora nos séculos XVI e XVII", in Cidade de Évora, Nº 13-14. Évora: 1947, pág. -

REIS-SANTOS, Luís - "Pintura da Renascença", in Diário de Notícias. Lisboa: 25/12/1938, pág. -

ROUCHÈS, Gabriel - "La Rennaissance en Espgane et au Portugal", in L'Art des Origines à nos jours (dir. Léon Deshairs), Vol. I. Paris: Larousse, 1932, pág. -

RODRIGUES, Dalila - "Pintura: o ciclo Renascentista", in História da Arte Portuguesa (dir. Paulo Pereira), Vol. II. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. -

MACHADO, Cirilo Volkmar - "Mais um brado a favor dos monumentos", in Panorama, Vol. III, Nº 94: 1839, pág. -

TEIXEIRA, José Carlos da Cruz - A Pintura Portuguesa do Renascimento. Lisboa: s.e., 1991, pág. -

CARVALHO, José Alberto Seabra - "Aparição de Cristo à Virgem", in Do Mundo Antigo aos Novos Mundos. Humanismo, Classicismo e Notícias dos Descobrimentos em Évora (1516-1624) (catálogo de exposição). Lisboa: CNCDP, 1998, pág. -

CORREIA, Vergílio - Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928, pág. -

MALKIEL-JIRMOUNSKY, Myron - Pintura à sombra dos mosteiros. A pintura religiosa portuguesa nos séculos XV e XVI. Lisboa: Edições Ática, s.d., pág. -

FREIRE, Luciano - "Frey Carlos", in Terra Portuguêsa, Nº 35-36. Lisboa: Of. Anuário Comercial, 1922, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica