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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga Oficina / Fabricante: Oficina do Convento do Espinheiro Datação: 1517 d.C. - 1538 d.C. Suporte: Madeira de carvalho Dimensões (cm): altura: 90; largura: 65; Descrição: A figura do Bom Pastor segurando um cordeiro nos braços e envolto num manto de cor castanha de reflexos acobreados e bordadura dourada composta por motivos geométricos e vegetalistas, recorta-se sobre uma pano de armar brocado ladeado por duas colunas de marmoreado vermelho.
A cena tem lugar num espaço arquitectónico que se abre sobre uma paisagem verdejante, que, juntamente com a balaustrada e o chão ladrilhado, compõem os três registos horizontais estruturadores do quadro. Incorporação: Transferência - Academia de Belas Artes (Convento do Espinheiro, Évora)
Origem / Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliografia | DANTAS, Júlio - "A Era Manuelina", in História da Colonização Portuguesa do Brasil, Vol. I. Porto: Litografia Nacional, 1921, pág. - | SERRÃO, Vítor - "Frei Carlos", in No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos, Vol. II. Catálogo da exposição realizada no Museu Nacional de Arte Antiga entre Junho e Dezembro de 1992. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992, pág. - | TABORDA, José da Cunha - Regras da Arte de Pintura. Lisboa: Nota da Impressão Régia, 1815, pág. - | BABELON, M. Jean - "La Rennaissance - Portugal", in Nouvelle Histoire Universelle de l'Art (dir. Marcel Aubert), Vol. II. Paris: Firmin Didot et Cie., 1932, pág. - | FIGUEIREDO, José de - Metsys e Portugal. Separata de Mélanges Hulin de Loo. s.l.: s.e., 1931, pág. - | DIEULAFOY, Marcel - Espagne et Portugal. Paris: Hachette, 1913, pág. - | MARKL, Dagoberto; PEREIRA, Fernando António Baptista - "O Renascimento", in História da Arte em Portugal, Vol. VI. Lisboa: Alfa, 1986, pág. - | REIS-SANTOS, Luís - ¤Frei Carlos" in Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. V. Lisboa: s/d, pág. - | COUTO, João - A pintura flamenga em Évora no século XVI. Variedade de estilos e de técnicas na obra atribuida a Frei Carlos. Évora: 1943, pág. - | MACHADO, Cyrillo Volkmar - Collecção de Memorias Relativas às Vidas dos Pintores, e Escultores, Architetos, e Gravadores Portuguezes, e dos Estrangeiros que estiverão em Portugal. Lisboa: Victorino Rodrigues da Silva, 1823, pág. - | SANTOS, Reynaldo - Os Primitivos Portugueses (1450-1550). Lisboa: 1940, pág. - | RACZYNSKI, Conde Atanazy - Les arts en Portugal. Lettres. Paris: Jules Renouard, 1846, pág. - | MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940, pág. - | FIGUEIREDO, José de - "Introdução a um Ensaio sobre a Pintura Quinhentista em Portugal", in Boletim de Arte e Arqueologia, Fasc. I. Lisboa: 1921, pág. 9-18 | JUSTI, Carl - "Die Portugiesische Malerei des XVI Jahrhunderts", in Miscellaneen aus drei Jahrhunderten Spanischen Kunstlebens, Tomo II. Berlin: Grotesche Verlagsbuchhandlung, 1908, pág. - | COUTO, João - A Oficina de Frei Carlos. Lisboa: Realizações Artis, 1955, pág. - | FIGUEIREDO, José de - "Frey Carlos", in Lusitania, Vol. I. Lisboa: Bib. Nacional, 1924, pág. 39-43 | RODRIGUES, Dalila - "A Pintura do Período Manuelino", in História da Arte Portuguesa (dir. Paulo Pereira), Vol. II. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. - | BERTAUX, Émile - "La Rennaissance en Espagne et au Portugal", in Histoire de l'Art (dir. André Michel), Tomo IV. Paris: Armand Colin, 1911, pág. - | RACZYNSKI, Conde Atanazy - Dictionnaire Histórico-Artistique du Portugal pour faire à l'ouvrage ayant pour titre les arts en Portugal. Paris: Jules Renouard, 1847, pág. - | SANTOS, Reynaldo dos - "O pintor Francisco Henriques" in Boletim da Academia Nacional de Belas-Artes, IV. Lisboa: 1938, pág. - | ROUCHÈS, Gabriel - "La Rennaissance en Espgane et au Portugal", in L'Art des Origines à nos jours (dir. Léon Deshairs), Vol. I. Paris: Larousse, 1932, pág. - | MACHADO, Cirilo Volkmar - "Mais um brado a favor dos monumentos", in Panorama, Vol. III, Nº 94: 1839, pág. - | CORREIA, Vergílio - Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928, pág. - | FREIRE, Luciano - "Frey Carlos", in Terra Portuguêsa, Nº 35-36. Lisboa: Of. Anuário Comercial, 1922, pág. - | PEREIRA, Fernando António Baptista - "Bom Pastor", in Do Mundo Antigo aos Novos Mundos. Humanismo, Classicismo e Notícias dos Descobrimentos em Évora (1516-1624) (catálogo de exposição). Lisboa: CNCDP, 1998, pág. - | |
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