|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 1868 Pint Título: Lamentação sobre o Corpo de Cristo / São Francisco / Santo António Oficina / Fabricante: de Viseu Datação: 1510 d.C. - 1530 d.C. Suporte: Madeira de castanho Dimensões (cm): altura: central: 131; postigos: 121; largura: central:67; postigos:51,5; Descrição: Apesar da divisão em tríptico o fundo de paisagem, com conjuntos urbanos dispostos ao fundo de um campo rochoso, unifica os três painéis. No painel da esquerda, São Francisco de Assis, de hábito de burel castanho, é o elemento dominante, recebendo os estigmas de um crucifixo alado que ocupa o canto superior direito do painel. Atrás do Santo vê-se um seu discípulo adormecido, e, em primeiro plano, no canto inferior esquerdo, mostra-se, aberto, um livro manuscrito, sobre a sua bolsa. No painel central vê-se, ao fundo, a cruz vazia erguida sobre o Gólgota, ainda vigiada por dois soldados. O grupo de figuras da cena principal - a Lamentação sobre Cristo Morto - ocupa toda a parte inferior do painel em cerca de dois terços. O corpo de Cristo, seguro por São João Evangelista, de belo manto vermelho à esquerda, cria uma linha horizontal muito forte, acima da qual se define o grupo da Lamentação, com a Virgem, chorosa e desfalecida, de manto azul, suportada por Santa Madalena. No painel da direita, Santo António aparece de hábito franciscano, pregando aos peixes, visíveis num pequeno lago em primeiro plano. O Santo, envergando cabeção, tem no peito o Menino Jesus, envolto num halo, e segura um bordão, ao mesmo tempo que, com as mãos, faz um gesto de enunciação de argumentos, próprio da retórica escolástica. Incorporação: Doação - Doação dos herdeiros do Visconde de Monserrate.
Origem / Historial: Pouco se sabe desta obra até 1857, altura em que foi adquirido pelo pintor visiense António José Pereira. As tábuas encontravam-se então formando um caixote que continha outras pinturas. Este seu primeiro proprietário conhecido difundiu como proveniência das peças o Convento de São Francisco de Orgens. Em 1875 o tríptico foi vendido por 600 000 réis a Sir Herbert Cook, cujos herdeiros, em 1945, o doaram ao Museu Nacional de Arte Antiga.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliografia | REIS-SANTOS, Luís - Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu no século XVI. Lisboa: 1946, pág. - | ROBINSON, J.C. - A Antiga Escola Portugueza de Pintura com notas ácerca dos quadros existentes em Vizeu e Coimbra atribuidas por tradição a Grão Vasco. Lisboa: 1886, pág. - | PORFÍRIO, José Luis - A Pintura no Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Banif-Reproscan, 1992, pág. - | Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento (cat. de exposição). Lisboa: CNCDP, 1992, pág. - | BROCKWELL, W. Maurice - A catalogue of the paintings at Dougty House & elswere in the collection of Sir Frederick Cook, vol. III. London: 1915, pág. - | RODRIGUES, Dalila - "Cristo Deposto da Cruz, S. Francisco e Santo António" in Grão Vasco. Lisboa: CNPCDP, 1992, pág. - | RODRIGUES, Dalila - Grão Vasco, Pintura portuguesa del Renacimiento. Salamanca: 2002, pág. -140-145 | |
|
|