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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga N.º de Inventário: 14 Ilum Denominação: Livro de Horas Autor: António de Holanda, atribuído a Datação: 1517 d.C. - 1551 d.C. Matéria: Fólios: velino, folha de ouro.
Encadernação: madeira, seda. Suporte: Fólios: velino.
Encadernação: madeira Técnica: Fólios: tempera e folha de ouro.
Encadernação: forrada a veludo lavrado Dimensões (cm): altura: 15; largura: 11; Descrição: O livro é constituído por 304 fólios de pergaminho muito fino, escritas na frente e no verso, num total de 607 páginas. Destas, 18 encontram-se em branco. As letras, traçadas a negro e preto, inscrevem-se em linhas pautadas a vermelho que nunca ultrapassam doze por página. Tem 58 páginas iluminadas. Todas as folhas apresentam as mesmas dimensões por terem sido aparadas e douradas durante o processo de encadernação feita no século XVIII. Esta consiste em duas pranchas de madeira forradas de veludo carmesim com guardas de papel, sendo a primeira e última folha também de papel. Os 304 fólios são cosidos, formando 38 cadernos contendo número desigual de fólios. O livro é escrito em latim com excepção do texto que acompanha as tábuas astronómicas.
O livro é composto pelas seguintes partes: Tábuas Astronómicas, Calendário, Evangelho segundo São João, Horas da Virgem, Ofício dos Mortos, Horas da Cruz, Santoral, Evangelho segundo São Marcos. Incorporação: Transferência - Proveniente do Palácio das Necessidades.
Origem / Historial: A execução do Livro de Horas dito de D. Manuel prolongou-se por vários anos. Segundo o texto do fólio 1, ter-se-á iniciado em 1517, mas provavelmente só terá sido concluído após 1551, ano em que se procedeu à trasladação dos restos mortais do rei D. Manuel I, para o Mosteiro dos Jerónimos, durante o reinado de D. João III (Moura, 1999).
Estudos mais recentes revelam a hipótese deste livro ter sido encomendado por Damião de Góis ao iluminador António de Holanda, residente, na época, em Portugal (Moura, 1999).
Apesar da influência Ganto-Brugense, o Livro de Horas dito de D. Manuel caracteriza-se por uma iconografia com elementos portugueses que lhe confere originalidade relativamente a outros códices da mesma escola (Markl, 1983).
Este Livro de Horas pertenceu às Colecções Reais, sabendo-se que esteve na posse de D. Fernando Saxe-Coburgo. Foi transferido do Palácio das Necessidades para o Museu Nacional de Arte Antiga, em 1915, no arrolamento dos bens reais.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Título | Local | Data Início | Encerramento | N.º Catálogo | Feitorias. L'Art du Portugal au Temps des Grandes Découvertes | Museu de Belas Artes - Antuérpia/ Europália 1991 | 1991-09-29 | 1991-12-29 | | L' Art Portugaise de l' epoque des grandes decouvertes jusqu' au XX siecle. | Paris, Jeau de Paume | 1931 | | | Exhibition of Portuguese Art, 800-1800. | Royal Academy Arts, Londres. | 1955 | | | Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa | Lisboa | 1895 | | | O Santo do Menino Jesus. Santo António, Arte e História | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1995-06-13 | 1995-12-31 | | Os Judeus Portugueses entre os Descobrimentos e a Diáspora | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 1994-06 | 1994-09 | | O Testamento de Adão | Lisboa, Arquivos Nacionais Torre do Tombo | 1994-09 | 1994-11 | | Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.XVII Exp.Europeia de Arte,Ciência e Cultura do Conselho da Euro | Lisboa, Núcleo do Museu Nacional de Arte Antiga,"Abre-se a Terra em Sons e Cores". | 1983-05 | 1983-10 | | No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1992-06 | 1992-12 | | Arte Efémera em Portugal, de D. Manuel I à República | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2000-12-13 | 2001-02-25 | | Outro Mundo Novo Vimos | Museu Nacional de Arte Antiga, org. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses | 2001-07-21 | 2001-11-04 | | Museu Nacional de Arte Antiga | (versão portuguesa do catálogo da Exposição produzida pela Kunst und Ausstellungshall) | 1999-03-26 | 1999-07-11 | | Culturas do Índico - CNCDP | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 1998-06-05 | 1998-09-05 | | Imagens do Tempo. Livros Manuscritos Ocidentais | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2000-03-31 | 2000-07-02 | | De D. Manuel I à República | Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian | 2001-02 | | | Dia dos Museus | MNAA | 1988-05-18 | | | Frei Carlos e o belo portátil. Uma nova pintura na colecção do MNAA | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 2006-11-16 | 2007-02-04 | | The Encompassing Globe Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII | Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga | 2009-07-15 | 2009-10-13 | | |
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