MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 857
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Busto de velho calvo
Autor:
Metrass, Francisco (Lisboa, 1825 - Funchal, 1861)
Datação:
XIX d.C. - XIX
Suporte:
Tela.
Técnica:
Óleo.
Dimensões (cm):
altura: 66; largura: 52;
Descrição:
Retrato em busto, representando um Velho Calvo, executado em óleo sobre tela. A personagem apresenta alguns sinais exteriores de idade. Está ligeiramente voltado para o seu lado esquerdo, cabeça baixa, calvo, onde se observa um rosto alongado, longas barbas, olhos semicerrados, mas olhando para um livro aberto atentamente e mostrando a sua abstração ao mundo exterior. Enverga uma grande e grossa gola de pele em tons acastanhados claros. Denota-se neste retrato, o rigor do desenho e a composição equilibrada das formas. Os tons variam entre os castanhos-claros e escuros, visíveis na parte inferior do retrato, conjuntamente com um apontamento de cor de tijolo.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Adquirida em 9/01/1963, por intermédio de Penco d'Almeida, à filha de D. Henriqueta Moreira de Almeida por 1.800$00 (mil e oitocentos escudos). O Dr.Anastácio Gonçalves já o conhecia há bastantes anos de casa daquela senhora que o atribuía ao pintor Metrass, seu antepassado. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 20.000$00 (vinte mil escudos). Informação Inventário Dr. Anastácio Gonçalves: "Quadro a óleo sobre tela. Representa um busto de velho com grandes barbas e grande calva, voltado 3/4 para a nossa esquerda, a ler um grosso livro; tem grossa gola de peles (pretende talvez ser um eremita). Mede 66X52. O quadro está muito "craquelé" e tem pequenas falhas de tinta. Está incompleto na parte inferior, onde há manchas de tinta e se vê grosseiramente pintado um gato preto, de pernas para o ar e brandindo uma catana. Há dezenas de anos que eu conhecia este quadro em casa de D. Henriqueta Moreira de Almeida que o tinha de procedência do seu antepassado, o pintor Metrass - o Autor - junto com muitos outros. Comprado em 9/1/1963, por intermédio de Penco de Almeida, à filha daquela Senhora, por Esc. 1.800$00".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica