MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 856
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Caminho da Mata (Sintra)
Autor:
Anunciação, Tomás da (Lisboa,1818 - Lisboa, 1879)
Datação:
1865 d.C. - XIX
Matéria:
Madeira dourada (moldura).
Suporte:
Tela.
Técnica:
Óleo sobre tela.
Dimensões (cm):
altura: 26; largura: 48; espessura: 5;
Descrição:
Composição executada em óleo sobre tela, representando uma paisagem, um pequeno recanto da Serra de Sintra. No plano inferior, vemos duas pequenas figuras-camponesas, trajando à minhota. Têm saias compridas, e uma delas, parece ter também um chapéu e lenço que cobre a cabeça, transportando em simultâneo, um cesto sobre o braço esquerdo. Nestas duas personagens, predominam os tons quentes, variando entre os laranjas e castanhos. À esquerda temos um muro baixo, enquadrado na paisagem com árvores de grande porte, entrelaçadas por enormes ramos, e à direita observamos uma profusão de rochas, não muito elevadas, mas de consideráveis dimensões. A iluminação, que surge impetuosamente por detrás das mesmas, parecendo ter origem num foco, é cenográfica, artificial. Tomás da Anunciação representa nesta pintura de contornos fantásticos, este pequeno recanto de Sintra, dando primazia à plasticidade da paisagem, principalmente através do jogo de contrastes luz-sombra, com uma especial atenção à iluminação da cena que transmite consistência à volumetria do arvoredo e cria deste modo uma cenografia para as duas figuras através do claro-escuro. Os tons apresentados variam entre amarelos, verdes e castanhos, uma “réstia” de azul claro e tênues avermelhados. No canto inferior direito, a pintura encontra-se assinada "Annunciação" e datada de 1865.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/0771964
Origem / Historial:
Adquirida num leilão da Avenida da República, 5, rés-do-chão em 16/01/1927. O leilão foi realizado pela Guilhermina. A obra estava bastante suja quando o Dr. Anastácio Gonçalves a comprou; foi limpa e restaurada pelo senhor Cassio e mais tarde protegida com chapa belga. Custou 290$00 (duzentos e noventa escudos) mais 10%. Nas notas do Dr. Anastácio Gonçalves está referido que a obra ainda conserva, nessa altura, a moldura de origem. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 20.000$00 (vinte mil escudos). Paisagem (Sintra?). Quadro a óleo sobre tela, assinado " Anunciação". Represeenta uma paisagem, talvez de Sintra. Mede 48X26 e está posto no sentido da largura. Conserva a moldura primitiva, ainda bem dourada. Está datado de 1865. Adquirido num leilão da Av. da República, 5, R/C em 16/1/927. Este leilão foi realizado pela Guilhermina. Estava o quadro muitíssimo sujo; foi limpo e restaurado pelo Sr. Cassio e mais tarde protegido com chapa belga. Custou 290$00 mais 10%.Presente em Julho de 1950 na exposição do Museu de Arte Contemporânea, promovida pelo Instituto Cultural Sintrense sobre " Sintra na Pintura Portuguesa do sec. XIX". É o nº 1 do catálogo e tem a designação de "Caminho da mata". Vem reproduzido no catálogo.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica