MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, April 27, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
Inventory number:
CMAG 118
Supercategory:
Arte
Category:
Cerâmica
Name:
Pote
Author:
Desconhecido
Production Place:
Província de Jiangxi, China
Manufacture Center:
Fornos de Jingdezhen
Date / Period:
1620 A.D - 1644 A.D - Periodo de Transiçao (1620-1683)
Material:
Porcelana branca, azul cobalto e vidrado
Technique:
Azul cobalto aplicado com pincel sobre a pasta crua e revestida em seguida de vidrado
Measurments (cm):
height: 32; width: 25,5;
Description:
Pote de forma ovóide, ombros largos e colo curto com pequeno rebordo arredondado, executado no torno em porcelana branca, pesada e espessa. O corpo foi montado em duas partes, sendo a junção visível a meio do bojo. O vidrado, brilhante e ligeiramente azulado, cobre todo o corpo, à excepção da base que tomou uma cor alaranjada em contacto com a atmosfera do forno. A decoração, a azul cobalto intenso sob o vidrado, distribuída por três registos, separados entre si por dois círculos concêntricos, é fruto do cruzamento das civilizações chinesa e europeia. O gargalo é decorado com pequenos ramos com flor e folhas isolados. O registo inferior apresenta painéis de lótus, junto da base. O superior, no ombro, sobre fundo de suásticas, padrão celular e encanastrado, separados por bandas brancas ocupadas por segmento azul com cabeça de ruyi em cada extremidade, ostenta quatro reservas, polilobadas, decoradas com lebre branca sobreposta a rochedo e pinheiro muito estilizados. No registo central, grandes ramos floridos, semelhantes aos da majólica italiana e da "porcelana dos Médicis" do século XVI, compostos por flores e folhas simetricamente dispostas, característicos do Período de Transição, separam entre si seis medalhões em forma de losango polilobado. Dois desses medalhões ostentam heráldica religiosa da Companhia de Jesus: dois anjos tenentes, um de cada lado, seguram escudo oval com bordadura constituída por sol estilizado, encerrando no interior o monograma dos Jesuítas, I.H.S., encimado por cruz latina e três pregos na base, símbolo da Paixão de Cristo. Na parte superior e inferior do escudo, um querubim apresenta fisionomia oriental, à semelhança dos anjos tenentes. Os outros apresentam respectivamente um S e um P, iniciais de São Paulo, nome pelo qual são geralmente conhecidos os colégios fundados pelos Jesuítas no Oriente. Estes potes estão tradicionalmente relacionados com o Colégio de São Paulo de Macau, cujo nome verdadeiro é Madre de Deus, colégio construído em 1594 com donativos do Leal Senado e a expensas dos cidadãos de Macau. Há quem defenda que a peça poderá ter sido encomendada para o Colégio de São Paulo de Goa, ponto de partida de todas as missões do Oriente, criado em 1541 por uma confraria e entregue aos Jesuítas em 1548. O aspecto solene do pote pode bem reflectir a força da Igreja em Macau e, em especial, a dos Jesuítas. Assim, poder-se-á continuar a aceitar que a peça tenha sido encomendada para o Colégio de Macau, devido não só à prosperidade económica da cidade, mas também ao facto de o colégio estar anexo à Igreja que pretendia ser "o símbolo do triunfo da religião cristã na China e o suporte dos cristãos de todo o Extremo-Oriente, nomeadamente no Japão, onde havia pouco tinham começado a ser perseguidos"(1).
Incorporation:
Legado - Por testamento em 31 de Julho de 1964
Origin / History:
Adquirido a Ayres de Magalhães, em 28/6/1945, por 10.000$00 (dez mil escudos). Em 1965, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 35.000$00 (trinta e cinco mil escudos). A peça foi incorporada em 18/8/1967 por auto de entrega e cessão de bens ao Estado. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits