MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 31
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Prato
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Província de Jiangxi, China
Centro de Fabrico:
Fornos de Jingdezhen
Datação:
XVI d.C. - XVII d.C. - Dinastia Ming, periodo de Wanli (1573-1620)
Matéria:
Porcelana branca decorada a azul cobalto sob o vidrado.
Técnica:
Azul cobalto aplicado com pincel sobre a porcelana crua revestida em seguida de vidrado.
Dimensões (cm):
altura: 7,5; diâmetro: 36,1; 35,5; 21 (base);
Descrição:
Prato fundo e circular, de parede arredondada, bordo recortado em chavetas interligadas e pequeno pé inclinado para o interior, executado em porcelana branca e fina, revestida de vidrado muito brilhante e levemente azulado, à excepçao da extremidade do pé, que tomou uma cor alaranjada em contacto com a atmosfera do forno. A decoração, com desenho cuidadosamente executado, é de um tom azul, suave, matizado de traços e pontos mais escuros. Na frente, o fundo, delimitado por dois círculos, apresenta um ganso poisado sobre a margem de um lago com flores e folhas de lótus e outras plantas aquáticas, enquanto outro ganso nada junto a uns rochedos com vegetação; no céu azul, vê-se o sol, nuvens e aves estilizadas, voando. A parede está dividida em dez painéis, radiais, separados por dois segmentos, contendo, alternadamente, conjuntos de flores variadas e insectos - zangão, borboletas, libelinhas - entre nuvens, sobrevoando flores diversas. No tardoz, partindo do duplo círculo que decora o pé, elevam-se dois grupos de ramos secos, muito alongados, com ave poisada, separados por uma conta. No Topkapi Saray Museum de Istambul existem quatro pratos semelhantes a este, cujo medalhão central contém apenas um pato, datados, de finais do século XVI - início do século XVII, por Regina Krahl.
Incorporação:
Legado - Por testamento em 31 de Julho de 1964
Origem / Historial:
O prato foi adquirido (em parte troca) ao Dr. Barjona de Freitas, em 07/10/1945, por 1.600$00 (mil e seiscentos escudos). Em 1965, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 10.000$00 (dez mil escudos). A peça foi incorporada em 18/8/1967 por auto de entrega e cessão de bens ao Estado.

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 15694 Autor: José Pessoa Localização: Portugal, Lisboa, Divisão de Documentação Fotográfica

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica