MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
N.º de Inventário:
CMAG 700
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Preguiceiro
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
1750 d.C. - 1780 d.C. - 3º quartel Século XVIII
Matéria:
Pau-santo e veludo ("moquette" ?)
Técnica:
Estrutura em pau-santo. Talha
Dimensões (cm):
altura: 164; largura: 108; profundidade: 180;
Descrição:
Preguiceiro de espaldar alto, ligeiramente inclinado, recortado, vazado e entalhado, com montantes ondulados, fortemente moldurados, rematados por pináculos de recorte assimétrico, entalhados, com molduras curvas e encimadas por festões. O espaldar é constituído por três tabelas recortadas, descrevendo curvas e contracurvas e encimadas por festões. O espaldar é constituído por três tabelas recortadas, descrevendo curvas e contracurvas (a central em forma de balaústre, com pequeno vazamento), que encaixam inferiormente em travessa recortada, e que imbebe nas extremidades dos montantes. Cachaço largo, igualmente recortado e entalhado, ligando aos montantes por duas extensões laterais, encimado por dois frontões, ladeando dois vazamentos e rematando por pluma tripla que se projecta frontalmente. Ilhargueiros ondulados e entalhados, dispostos de modo a que a peça adelgaça para os pés. Enxergão e colchão forrado de veludo, com composições florais, desenhadas com tons de vermelho e amarelo torrado, e franjas compridas, alternando fios verdes e vermelhos. Assenta em oito pernas, curvas, esquinadas e pés de cachimbo ornados de folhagem, suportadas por pequenos socos. No topo dos ângulos das pernas da frente repete os pináculos assimétricos dos montantes, mas projectados diagonalmente. A peça é decorada, em toda a superfície do cachaço, por abundante talha "rocaille" simétrica, de volutas, concheados, folhagens, flores de acanto, moldurados e concheados, muito estilizados, descrevendo "CC" deitados, ladeados por idêntico motivo de talha alta, colocado obliquamente, com filetes moldurados descrevendo motivos geometrizados e pequenos motivos em "C", do tipo "casca de amendoim". Recorte superior percorrido, igualmente, por moldurados com festões, que se repetem nos lados exteriores dos frontões e da pluma. Tabelas com recortes, acentuados por molduras de longos "SS" e "CC", com pequenas folhagens e superfície percorrida por dois frisos paralelos moldurados, que acompanham a sua movimentação, no meio dos quais pende flor de acanto. Travessões laterais, frontal e posterior, de ligação das pernas, com recorte inferior descrevendo curvas e contracurvas, acentuadas por moldurado periférico, que se prolonga pelas pernas e, ao centro, motivo de volutas e concheado muito estilizado, encimados por folhagem igualmente estilizada. No topo, de perfil convexo, do elemento em voluta, que encima as pernas frontais, inscreve-se uma flor de quatro pétalas, entalhada, encimada por pequeno botão.
Incorporação:
Legado - Por testamento de 31/07/1964
Origem / Historial:
Ficha do Dr. Anastácio Gonçalves: " 276 - Espreguiçadeira de pau-santo, de talha muito rica e alto espaldar; guardas laterais recortadas, dispostas de modo que o m´vel adelgaça para os pés. Comprimento 190 cm.; largura na cabeceira 109 cm.; larguar aos pés 85 cm. Assenta sobre 8 pernas curvas, terminadas em pés de cachimbo. Tem enxergão e colchão, sendo este forrado de veludo de Génova. Veio dum palácio de Roma. Comprada em 13/8/958 a Kugel por 64.000$00, sendo 44.000$00 em trocas. Em 26/2/63 sabe-se por Mayorcas (expert de Londres) que o forro do colchão é de "moquette", tecido hoje muitissimo precioso.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica