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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional do Azulejo N.º de Inventário: MNAz 138 Az Denominação: Painel de azulejos Título: Retábulo de Nossa Senhora da Vida Autor: Matos, Marçal (Lisboa, c. 1550 - (?)) Local de Execução: Portugal Dimensões (cm): altura: 500 cm; largura: 471,5 cm; Descrição: Painel simulando uma composição de retábulo em andares sucessivos: do embasamento arquitectónico tripartido, com motivo de "ponta de diamante" imitando cantaria e alternando com cabeças de leão, elevam-se quatro colunas coríntias com enrolamentos de hera que suportam um entablamento decorado com grotescos em forma de acanto e encimado por um frontão semi-circular.
Dois nichos axiais com as figuras, representadas como esculturas, dos Evangelistas São João (esquerda) e S. Lucas (direita) ladeiam a composição central, a Adoração dos Pastores, simulando pintura. No frontão a Anunciação, num enquadramento de folhagens como nos medalhões dos Della Robia, apresenta as figuras da Virgem (direita) e do Anjo Gabriel (esquerda). Um vão rectangular corresponde originalmente ao lugar de uma janela.
Todos as cenas representadas seguem as regras iconográficas da época.
Na Adoração dos Pastores o centro da composição é a figura do Menino Jesus, deitado para o qual se dirige o olhar de todas as personagens representadas. S. José ajoelhado segura uma vela com a mão esquerda. A Virgem Maria surge ajoelhada e de mãos postas. Entre estas duas figuras apresentam-se as cabeças de um burro e de uma vaca. Os pastores estão em atitude reverencial e o mais próximo está de joelhos, segurando com a mão direita uma cesta com ovos. Dois dos pastores seguram cirios.
Superiormente do lado esquerdo a representação do Arcanjo Gabriel simbolizando o anúncio do nascimento do Messias aos Pastores.
No nicho lateral esquerdo, São João Evangelista surge escrevendo em alusão à sua autoria do 4º Evangelho e do Apocalipse. A seus pés, uma águia simbolizando a ave que mais perto voa do céu, segura um tinteiro com o bico.
No nicho lateral direito, São Lucas surge escrevendo num livro aberto em alusão ao seu Evangelho e tem a seus pés um touro que simboliza o sacrificio do animal por Zacarias com que se iniciam os seus escritos.
Na representação da Anunciação, no frontão, a Virgem está representada de joelhos e mãos postas sobre o peito, frente a um genuflectório onde pousa um livro que tradicionalmente tem a profecia de Isaias. Superiormente a pomba do Espírito Santo, envolta numa mancha de luz, desce sobre a Virgem.
O arcanjo Gabriel, ajoelhado, dirige-se à Virgem com o braço direito levantado e segurando com a mão esquerda, o seu atributo, um ceptro com a flor-de-lis.
Pintura polícroma a verde, amarelo, azul e manganês sobre branco. Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo)
Origem / Historial: Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devem recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006;18/07/2006
Este painel é proveniente da capela lateral da Igreja de Santo André, que se situava junto ao Castelo de S. Jorge, em Lisboa. A Capela foi fundada por Bartolomeu Vaz de Lemos c. 1580 e dedicada a Nossa Senhora da Vida.
Na sequência da demolição parcial da Igreja, em 1845, o painel ficou ao cuidado da Intendência das Obras Públicas até ser transferido, em 1865, para a Biblioteca Nacional, na altura instalada no Convento de S. Francisco. Aqui foi restaurado em 1865, conforme consta do painel de azulejos colocado, nesta altura, no vão rectangular existente no frontão e correspondente, no local de origem, a uma janela, que encima o Retábulo.
Na sequência da tranferência da Biblioteca Nacional para as novas instalações o painel ingressou, em 1969, nas colecções do Museu Nacional de Arte Antiga, tendo sido colocado na antiga casa do Presépio, anexa à Capela de Santo António, no Convento da Madre de Deus.
As obras realizadas em 1983 que antecederam a XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura, fizeram com que esta obra fosse, mais uma vez, deslocada. Exposta de novo em 1989, só em 1994 foi montada definitivamente, em espaço criado propositadamente, e integrando o circuito museológico do Museu Nacional do Azulejo.
Tipo | Descrição | Imagem | Inscrição | Existe um painel de azulejos que foi colocado no vão rectangular que encima o painel em 1865, quado o mesmo estava ao cuidado da Biblioteca Nacional. Constituído por 9x7 azulejos marmoreados a rosa e cinzento.
Comporta a seguinte inscrição;
"Este azulejo era da capella
de Nossa Senhora da Vida,
erecta na egreja parochi-
al de Stº André, d'esta ci-
dade de Lisboa, por Bar-
tholomeu Vas de Lemoz
em 1580.
Demollida a egreja em 1845
se lhe tirou este azulejo,
que lhe foi requisitado para
esta Bibliotheca pelo Con-
servador F. Martins de
Andrade, e n'este logar
collocado e restaurado em 1865." | | |
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