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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional do Azulejo N.º de Inventário: MNAz 227/6 Az Denominação: Painel de azulejos Título: História do Chapeleiro António Joaquim Carneiro Local de Execução: Portugal Oficina / Fabricante: Real Fábrica da Louça, ao Rato Datação: 1790 d.C. - 1800 d.C. Dimensões (cm): altura: 83 cm; largura: 117 cm; espessura: 1 cm; Descrição: Painel rectangular. No centro, medalhão oval delimitado por grinalda rematada, no topo, por filactera com as extremidades enroladas, contendo a seguinte legenda: ODITO COMSUA MOLHER ESINCO ENTIADOS / TRATANDO DESUA LOIE ENEGOSTO". Em primeiro plano um casal. O homem (o protagonista), usando chapéu e vestindo camisa com folho, colete, casaca, calções, meias e sapatos, apoiando-se com a mão direita numa bengala e com a mão esquerda por baixo do colete, dá o braço esquerdo à senhora, toucada com grande chapéu de plumas, cabelo caído, colar duplo, vestido decotado com cintura subida e mangas curtas tufadas, que aponta com o leque fechado, que segura na mão esquerda, para cinco crianças também cuidadosamente indumentariadas - um menino que se agarra ao vestido da senhora, uma menina de vestido decotado, de cintura subida e mangas de balão, um rapaz, mais alto, com indumentária e postura idêntica à do homem - de casaca, segurando uma bengala - e, mais atrás, duas crianças visíveis pelo busto. No fundo de paisagem urbana junto ao rio, num nível mais baixo em relação aquele em que se encontram as personagens, perspectiva-se um edifício de cinco andarees, com sucessão de portas no piso térreo, diferenciando-se uma por ter painéis com chapéus pintados envolvendo parcialmente a cantaria, e de janelas nos três seguintes, sendo no primeiro de sacada, e mansardas no último. Ao fundo, à direita, uma vista de porto com cais, pipas e grandes embrulhos e duas figuras à beira rio. Em plano recuado, linha recta do horizonte com numerosas embarcações à vela, e bote com tripulante, reflectidos na água, em plano intermédio.Sob a reserva, e em simetria a ornato concheado, arrancam duas folhas alongadas de acanto, a que se liga ferragem em grega recta, que nos cantos se eleva suportando cestos cónicos com flores, na base dos quais se cruzam dois ramos que, unidos superiormente por um laço, se fecham em reserva oval. A linha vertical do suporte é animado por ramos de campânulas e, mais acima, folhas de acanto, sempre em simetria. Grinaldas presas em três pontos de cada uma das folhas de acanto da base são seguras lateralmente no bico de pássaros em voo, pendendo em festão. Finas ramagens preenchem o espaço superior dos painéis.
Base com barra esponjada.
Pintura polícroma a azul, ocre, verde e manganês sobre fundo branco. Incorporação: Outro - Desconhecido (fundo antigo)
Origem / Historial: Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devem recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006;18/07/2006
Encomenda do protagonista da história e provenientes da sua própria casa na Quinta do Chapeleiro, Póvoa de Santo Adrião, Loures.
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