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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional do Azulejo
N.º de Inventário:
MNAz 6105 Az
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Painel de azulejos
Título:
Nossa Senhora da Conceição,São Marçal, Santo António de Lisboa e São Pedro de Alcântara
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Lisboa, Portugal
Oficina / Fabricante:
Real Fábrica de Louça, ao Rato (?)
Datação:
1790 d.C.
Matéria:
Barro; óxidos metálicos
Técnica:
Faiança
Dimensões (cm):
altura: 68; largura: 135;
Descrição:
Painel de azulejos neoclássicos em faiança polícroma a amarelo, azul, verde e manganês sobre branco. Registo em formato de caixa em cantaria lisa no interior da qual pendem de argolas, atadas por laças, dois medalhões com tarjas com as inscrições S. MARSAL e S.ANTo. S.PEDRO.DEALCANTRA, tendo ao centro uma moldura polilobada representando Nossa Senhora da Conceição associada a uma cartela rococó com a data 1790, sendo todo o conjunto percorrido por ramos finos de folhagem. São Marçal está representado em pé, de frente, rosto barbado e cabeça contra um círculo radiante, vestido com mitra, capa e estola, segurando um báculo e um livro com a mão esquerda e abençoando com a direita; tendo ao lado casarios em chamas. Nossa Senhora da Conceição está em pé sobre o globo entre nuvens, pisando o crescente invertido, com vestido, manto, véu esvoaçante e resplendor de estrelas, com as mãos postas e olhando para cima sobre o lado direito. Santo António está em pé, com hábito e capa, rosto glabro, cabelo em coroa, segurando na mão esquerda um livro onde está em pé o Menino Jesus com vestido atado à cintura e agarrando com a mão direita uma cruz e um ramo de açucenas; ao lado direito está São Pedro de Alcântara com auréola e hábito, curvado, olhando para a Cruz que segura com a mão direita, enquanto com a esquerda apoia um livro contra uma mesa.
Incorporação:
Compra - Adquirido pela S.E.C. para o MNAz.
Origem / Historial:
Registo proveniente da Rua de S. Marçal, n.º 51, em Lisboa. Pertenceu à coleção Ernesto Vilhena. Apesar da moldura que enquadra a Virgem e a cartela com a data serem antiquadas, de filiação rococó, esta composição impõe-se pelo carácter arquitetónico, a caixa com medalhões suspensos, com laças e tarjas, aí predominando a ideia do ouro transposta no amarelo do fundo e das molduras que dão ênfase ao azul predominante das figurações claramente inspiradas em convenções figurativas de gravuras anteriores.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Azulejo Gráfico

Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

1995-07-26

1995-09-30

Cerâmica Neoclássica em Portugal

Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

1997-04

1997-06

Azulejaria do século XVIII

Estremoz

Real Fábrica de Louça, ao Rato

Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

2003-06-05

2003-09-07

Real Fábrica de Louça, ao Rato

Museu Nacional Soares dos Reis

2003-10-08

2004-01-04

As Colecções do Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

Centro Cultural FIESP - São Paulo - Brasil

2008-04-07

2008-07-20

 
     
     
   
     
     
     
 
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