MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, May 05, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional do Azulejo
Inventory number:
MNAz 6105 Az
Supercategory:
Arte
Category:
Cerâmica
Name:
Painel de azulejos
Title:
Nossa Senhora da Conceição,São Marçal, Santo António de Lisboa e São Pedro de Alcântara
Author:
Desconhecido
Production Place:
Portugal
Manufacture Center:
Lisboa, Portugal
Workshop:
Real Fábrica de Louça, ao Rato (?)
Date / Period:
1790 A.D
Material:
Barro; óxidos metálicos
Technique:
Faiança
Measurments (cm):
height: 68; width: 135;
Description:
Painel de azulejos neoclássicos em faiança polícroma a amarelo, azul, verde e manganês sobre branco. Registo em formato de caixa em cantaria lisa no interior da qual pendem de argolas, atadas por laças, dois medalhões com tarjas com as inscrições S. MARSAL e S.ANTo. S.PEDRO.DEALCANTRA, tendo ao centro uma moldura polilobada representando Nossa Senhora da Conceição associada a uma cartela rococó com a data 1790, sendo todo o conjunto percorrido por ramos finos de folhagem. São Marçal está representado em pé, de frente, rosto barbado e cabeça contra um círculo radiante, vestido com mitra, capa e estola, segurando um báculo e um livro com a mão esquerda e abençoando com a direita; tendo ao lado casarios em chamas. Nossa Senhora da Conceição está em pé sobre o globo entre nuvens, pisando o crescente invertido, com vestido, manto, véu esvoaçante e resplendor de estrelas, com as mãos postas e olhando para cima sobre o lado direito. Santo António está em pé, com hábito e capa, rosto glabro, cabelo em coroa, segurando na mão esquerda um livro onde está em pé o Menino Jesus com vestido atado à cintura e agarrando com a mão direita uma cruz e um ramo de açucenas; ao lado direito está São Pedro de Alcântara com auréola e hábito, curvado, olhando para a Cruz que segura com a mão direita, enquanto com a esquerda apoia um livro contra uma mesa.
Incorporation:
Compra - Adquirido pela S.E.C. para o MNAz.
Origin / History:
Registo proveniente da Rua de S. Marçal, n.º 51, em Lisboa. Pertenceu à coleção Ernesto Vilhena. Apesar da moldura que enquadra a Virgem e a cartela com a data serem antiquadas, de filiação rococó, esta composição impõe-se pelo carácter arquitetónico, a caixa com medalhões suspensos, com laças e tarjas, aí predominando a ideia do ouro transposta no amarelo do fundo e das molduras que dão ênfase ao azul predominante das figurações claramente inspiradas em convenções figurativas de gravuras anteriores.

Bibliography

Cerâmica Neoclássica em Portugal, catálogo de exposição. Lisboa: IPM-MNA, 1997, pág. -139

Real Fábrica de Louça, ao Rato. Lisboa: IPM, 2003, pág. 509

Roteiro do Museu Nacional do Azulejo. Lisboa, IPM: Edições Asa, 2003, pág. 137

PEREIRA, João Castel-Branco, Azulejos Neoclássicos, in: Oceanos nº36/37, Azulejos Portugal e Brasil, CNCDP, 1998/1999., pág. 228 e 231

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits