MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Cerâmica
N.º de Inventário:
MC 2007
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Estatueta
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Sacavém
Oficina / Fabricante:
José da Silva Pedro
Datação:
1970 d.C.
Matéria:
Barro branco
Técnica:
Modelada
Dimensões (cm):
altura: 9; largura: 24; comprimento: 7;
Descrição:
Reprodução do coche de Embaixada de D. João V a Roma, em1716.Miniatura de coche, que traduz o periodo de transição entre o estilo de Luis XIV e o de Luis XV, com manifesta influência decorativa italiana. A caixa caracteriza-se por apresentar linhas sinuosas numa movimentação ondulante, anunciando o estilo rocaille.Quatro ilhargas com graciosas figuras femininas a meio corpo.O carro é puxado por quatro cavalos, cada um acompanhado por uma figura masculina.
Incorporação:
Compra - Fernando Carlos Martins Silva, Sacavém
Origem / Historial:
José da Silva Pedro, natural de Maceira-Liz, perto de Leiria, realizou uma vasta obra cerâmica de motivos históricos, realistas, sacros, arquitectónicos e populares. Impressionado pelas miniaturas de Francisco Elias deslocou-se várias vezes ás Caldas da Rainha, onde esteve em contacto com o Mestre, cuja influência marcou a sua obra. Após a sua morte em 1981, parte da colecção integrou o espólio do Museu de Cerâmica. Esta miniatura do Coche D.João V, representa uma viagem ao passado, recordando a importância das Embaixadas nas cortes Europeias.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica