MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Cerâmica
N.º de Inventário:
MC 597
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Miniatura
Título:
Paixão de Cristo
Centro de Fabrico:
Caldas da Rainha
Datação:
1911 d.C.
Matéria:
Barro branco
Suporte:
Madeira
Técnica:
Modelada
Dimensões (cm):
altura: 22; comprimento: 15;
Descrição:
Placa rectangular, com 5 degraus em forma de podium, onde se encontram 7 figuras masculinas em miniatura, figurativas da passagem de Jesus Cristo na corte de Pilatos. Em primeiro plano, uma figura masculina, representando Pilatos, sobre uma escadaria de 5 degraus, de pé, com as mãos juntas sobre uma grande taça, segura, por uma figura masculina de joelhos sobre os degraus; em geito de lavar as mãos, olha de lado para a figura de Jesus Cristo, que se encontra representado em baixo, encostado a uma coluna, com as mãos atadas, cabeça inclinada para o lado direito, traja túnica comprida e capa sobre os ombros; uma figura representando um soldado romano, que lhe segura a barba com a mão esquerda tem o braço direito levantado com a mão fechada, em gesto de agressão; traja saia romana, capa sobre os ombros, sandálias romanas de tiras e elmo na cabeça. Por tráz da coluna, encontra-se uma outra figura, de pé, que segura uma coroa de espinhos na mão direita, que se encontra levantada sobre a cabeça de Jesus Cristo, tem um lenço enrolado na cabeça e traja túnica comprida; aos pés de Jesus Cristo encontra-se uma outra figura de joelhos, soldado romano, com uma fisga na mão direita e elmo na cabeça. Uma ultima figura surge por tráz da figura de Pilatos, figurando um soldado romano com uma lança sobre o ombro direito, cabeça levantada, olhando para cima; traja saia, colete e elmo.
Incorporação:
Compra - Peça adquirida a Manuel José dev Sousa Pinto Sacavém, 4ºVisconde de Sacavém, integrada na aquisição do imóvel.
Origem / Historial:
Esta peça fáz parte de um conjunto de miniaturas, que representam a "Paixão de Cristo" e foram modeladas pelo Mestre Francisco Elias, para a Srª. Viscondessa de Sacavém, em 1911.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica