MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Cerâmica
N.º de Inventário:
MC 2728
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Painel de azulejos
Datação:
1905 d.C.
Matéria:
Barro vermelho
Técnica:
Moldado
Dimensões (cm):
altura: 28; comprimento: 28;
Descrição:
Painel de azulejos 1x1, forma quadrangular plana. O azulejo mostra duas borboletas, vistas de perfil e voltadas uma para a outra de forma simétrica. Parecem estar equilibradas sobre uma espiga de trigo com folhas graciosamente ondulantes formando um laço. A riqueza da composição nasce do traço, do movimento e da cor. O amarelo dourado da espiga e o verde seco das folhas sobressaem contra delicadas das borboletas, em tons aguados de branco e azul, que mais sobressaem, dando a ilusão de transparência e vida. Aqui e ali, pinceladas de amarelo parecem reflectir a luz, e a orla das asas em pinceladas esverdeadas retomam o tom das folhas ondulantes que ocupam toda a parte de baixo do azulejo. O detalhe das figuras é enorme. O corpo tracejado do insecto, os enormes olhos e os longos filamentos, bem como os "olhos" coloridos que orlam as asas, dão às figuras uma expressividade simultaneamente estelizada e realista. Lado a lado, os vários azulejos formam um friso rico e sugestivo.
Incorporação:
Compra - Aquisição conjunta com o imóvel ao 4º Visconde de Sacavém.
Origem / Historial:
O modelo das placas com a espiga de milho e borboletas, de temática naturalista foi produzido por Rafael Bordalo Pinheiro, na Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, em 1905.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica