MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, May 05, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu da Cerâmica
Inventory number:
MC 90
Supercategory:
Arte
Category:
Cerâmica
Name:
Garrafa com tampa
Production Place:
Portugal
Manufacture Center:
Caldas da Rainha
Workshop:
Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha
Date / Period:
1888 A.D
Material:
Barro vermelho
Technique:
Moldada e modelada
Measurments (cm):
height: 40; width: 31; length: 30;
Description:
Garrafa decorativa com bojo de forma esférica achatada, gargalo estreito com bocal alargado e tampa em forma de calota invertida. Duas asas salientes em rolo ligam o bojo à parte superior do gargalo. Decoração modelada constituída por ramos, folhas e vagens de feijoeiro a cobrir o bojo, as asas, o bocal e tampa. Sentado numa asa a autocaricatura de Rafael Bordalo Pinheiro, um lagarto e ao lado duas mãos, cada uma com duas asas brancas. Vagens e folhas de feijoeiro rodeiam o bocal e a tampa e no topo encontra-se um lagarto. No bojo lê-se a seguinte dedicatória: Ao Dr.º Feijão/Lembranças da Fábrica/do seu amigo Raphael Bordalo Pinheiro/Caldas da Rainha/1888.
Incorporation:
Compra - Peça adquirida ao coleccionador Alfredo Lucas Cabral, em 1979.
Origin / History:
Peça única, exemplificativa do hábito de Rafael Bordalo Pinheiro produzir peças destinadas a ofertas ou a celebrar ocasiões especiais. Esta peça foi executada para oferecer ao médico, chamado Drº Feijão (Francisco Augusto de Oliveira Feijão), que tratou Rafael Bordalo Pinheiro de um antraz em 1888. Toda a iconografia da peça faz alusão ao apelido do médico, com ramos e folhas e vagens de feijoeiro, bem como as mãos com asas que trataram Bordalo, dando um sentido espiritual, por ter sido o médico que o curou. Trata-se de uma peça de oferta, em sinal de agradecimento e que fica para a memória, de grande valor artístico e técnico. Esta peça fez parte da colecção Alfredo Lucas Cabral tendo vindo a integrar em 1979, o primeiro núcleo expositivo das colecções do Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits