MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
2894
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato
Título:
Rembrant
Datação:
1845 d.C.
Suporte:
Marfim
Técnica:
Pintura a Têmpera
Dimensões (cm):
altura: 7,5; largura: 6;
Descrição:
A pintura representa uma figura masculina em busto, o pintor Rembrant. Com corpo de perfil e cabeça a três quartos, cabelo ruivo e ondulado pelos ombros, bigode, boina vermelha com penas brancas e verdes, casaco preto e lenço cor-de-laranja no pescoço. Retrato em fundo esverdeado.
Incorporação:
Compra - Adquirida no leilão da Casa Dinastia, Antiquários, Leiloeiros e Galeria de Arte, Lda., rua da Escola Politécnica, 183, 1250 - 101 Lisboa. Fatura datada de 1 Setembro de 2000, nº 6742 (2ª via da fatura nº 6372), com número de ordem 201.
Iconografia e Heráldica

Tipo

Descrição

Imagem

Iconografia

Rembrandt Harmenszoon van Rijn , nasceu em Leida a 15 de julho de 1606 e morreu em Amsterdão a 4 de outubro de 1669. Foi um pintor e gravador neerlandês. É considerado, por alguns, como o maior pintor de todos os tempos. O seu contributo à arte surge num período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", no qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura neerlandesa — particularmente a pintura — atingiram o seu apogeu. Nome e assinaturas: "Rembrandt" é uma modificação do primeiro nome do artista, que começou a usá-lo em 1633. Por volta de 1625 as suas assinaturas consistiam de um "R" inicial, ou do monograma "RH" (de Rembrant Harmenszoon; ou. "Rembrant, filho de Harmen"), e começou a usar "RHL", em 1629 (acredita-se que o "L" seja devido a sua cidade natal, Leida). Em 1632, adicionou o seu patronímico e assina "RHL-van Rijn", mas no mesmo ano começou a usar o seu primeiro nome, "Rembrant". Em 1633 adicionou um "d", e manteve a assinatura constante, apenas com uma pequena alteração puramente visual, sem alterações de pronúncia. Curiosamente, apesar das suas pinturas e gravuras apresentarem vários formatos de assinatura neste período inicial, os seus documentos sempre mantiveram o original "Rembrant" (Provavelmente só existe uma gravura com a assinatura "RHL-v. Rijn", de 1632; "A Ascensão de Lázaro". (JANSON, 1989)

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica