MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, May 10, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Grão Vasco
Inventory number:
2242
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
São Pedro e São Paulo
Author:
Simão Rodrigues
Date / Period:
XVII A.D
Holder:
Madeira de castanho
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 179; width: 112,5;
Description:
São Pedro e São Paulo estão representados de pé, descalços, olhar alteado, semi-calvos, com cabelo e barba grisalhos. À esquerda encontra-se São Pedro, vestindo túnica azul e manto amarelo, segurando na mão esquerda um livro e na direita duas chaves, seus habituais atributos. À direita observa-se São Paulo, envergando túnica cor-de-rosa e manto branco, de mãos postas, segurando no braço esquerdo uma espada. O plano fundeiro é composto por uma paisagem montanhosa e um céu de tons tenebrosos, encoberto por nuvens por entre as quais irrompem alguns raios de sol.
Incorporation:
Transferência - Capela do Paço Episcopal do Fontelo
Iconography and Heraldry

Type

Description

Image

Iconografia

"O Museu Nacional Grão Vasco incorporou três grupos de pinturas provenientes do paço episcopal do Fontelo. Pela aparente cronologia do seu estilo 'tardo-maneirista', são peças certamente executadas no âmbito das obras do paço promovidas por D. João Manuel, bispo de viseu, entre 1610 e 1625. O prelado ordenou aí a total reedificação da capela de Santa Marta, dotando-a, como referem fontes antigas, de 'três novos retábulos'. A coincidência de número é, pelo menos, sugestiva, embora não consigamos determinar, apenas pela configuração do espaço interior da capela, a distribuição original de tais pinturas de altar nesse local. Os grupos são os seguintes: - um retábulo de dupla face (cat.30), tendo como representações principais Cristo em casa de Marta e Maria e Cristo no Horto sobrepujadas por um corpo, também de dupla face, com três repartições de pintura:Nossa Senhora do Pópulo e 'Dois Anjos', de um lado, e Ecce Homo, S. Carlos Borromeu e S. Tomás Becket, do outro lado. - um par de painéis de idênticas dimensões e tipologia de representação: S. João Baptista e S. João Evangelista; S. Pedro e S. Paulo (cat. 28 e 29). - uma série de quatro painéis, cada um com cerca de 60 x 100cm, representando os Evangelistas (S. Mateus, S. Marcos, S. Lucas e S. João), que tem geralmente sido atribuída a Simão Rodrigues. São pinturas com assinaláveis qualidades, atendendo ao seu contexto epocal, local e mesmo nacional (particularmente o retábulo com os dois episódios evangélicos). O desenhop das figuras é leve e fluido, buscando elegância nas formas arredondadas e nos gestos suaves das personagens; o colorido é claro e luminoso, sóbrio mas sem monotonia e, por vezes, algo requintado em alguns panejamentos; o espaço, sem grandes recursos de perspectiva, surge configurado com efeitos atmosféricos ou com o mínmo de adereços e referências iconográficas, destacando visualmente a presença e a 'acção' doutrinárias das personagens. Constituem, porém, um nó górdio quanto à determinação da sua autoria." - José Alberto Seabra Carvalho

image
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits