MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
2242
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Pedro e São Paulo
Autor:
Simão Rodrigues
Datação:
XVII d.C.
Suporte:
Madeira de castanho
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 179; largura: 112,5;
Descrição:
São Pedro e São Paulo estão representados de pé, descalços, olhar alteado, semi-calvos, com cabelo e barba grisalhos. À esquerda encontra-se São Pedro, vestindo túnica azul e manto amarelo, segurando na mão esquerda um livro e na direita duas chaves, seus habituais atributos. À direita observa-se São Paulo, envergando túnica cor-de-rosa e manto branco, de mãos postas, segurando no braço esquerdo uma espada. O plano fundeiro é composto por uma paisagem montanhosa e um céu de tons tenebrosos, encoberto por nuvens por entre as quais irrompem alguns raios de sol.
Incorporação:
Transferência - Capela do Paço Episcopal do Fontelo
Iconografia e Heráldica

Tipo

Descrição

Imagem

Iconografia

"O Museu Nacional Grão Vasco incorporou três grupos de pinturas provenientes do paço episcopal do Fontelo. Pela aparente cronologia do seu estilo 'tardo-maneirista', são peças certamente executadas no âmbito das obras do paço promovidas por D. João Manuel, bispo de viseu, entre 1610 e 1625. O prelado ordenou aí a total reedificação da capela de Santa Marta, dotando-a, como referem fontes antigas, de 'três novos retábulos'. A coincidência de número é, pelo menos, sugestiva, embora não consigamos determinar, apenas pela configuração do espaço interior da capela, a distribuição original de tais pinturas de altar nesse local. Os grupos são os seguintes: - um retábulo de dupla face (cat.30), tendo como representações principais Cristo em casa de Marta e Maria e Cristo no Horto sobrepujadas por um corpo, também de dupla face, com três repartições de pintura:Nossa Senhora do Pópulo e 'Dois Anjos', de um lado, e Ecce Homo, S. Carlos Borromeu e S. Tomás Becket, do outro lado. - um par de painéis de idênticas dimensões e tipologia de representação: S. João Baptista e S. João Evangelista; S. Pedro e S. Paulo (cat. 28 e 29). - uma série de quatro painéis, cada um com cerca de 60 x 100cm, representando os Evangelistas (S. Mateus, S. Marcos, S. Lucas e S. João), que tem geralmente sido atribuída a Simão Rodrigues. São pinturas com assinaláveis qualidades, atendendo ao seu contexto epocal, local e mesmo nacional (particularmente o retábulo com os dois episódios evangélicos). O desenhop das figuras é leve e fluido, buscando elegância nas formas arredondadas e nos gestos suaves das personagens; o colorido é claro e luminoso, sóbrio mas sem monotonia e, por vezes, algo requintado em alguns panejamentos; o espaço, sem grandes recursos de perspectiva, surge configurado com efeitos atmosféricos ou com o mínmo de adereços e referências iconográficas, destacando visualmente a presença e a 'acção' doutrinárias das personagens. Constituem, porém, um nó górdio quanto à determinação da sua autoria." - José Alberto Seabra Carvalho

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica