MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 9 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
1123
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Busto de Aquilino Ribeiro
Autor:
Teixeira, Artur Gaspar dos Anjos
Datação:
1912 d.C.
Matéria:
Bronze
Dimensões (cm):
altura: 53,5; largura: 28; profundidade: 27,5;
Descrição:
Busto de bronze representando o escritor Aquilino Ribeiro com cabelos curtos e rebeldes, que conferem à escultura um particular dinamismo. A cabeça voltada, para a direita, possui face lisa e de grande correção anatómica. O intelectual deixa transparecer no olhar expressivo firmeza e força de carácter. A face bem constituída possui sobrancelhas vincadas, nariz saliente, bigode penteado, boca carnuda e queixo bem modelado. O busto com pescoço e tronco terminando em V encontra-se colocado sobre base granítica de faces irregulares.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu
Iconografia e Heráldica

Tipo

Descrição

Imagem

Iconografia

Realizado pelo escultor Anjos Teixeira, este busto representa o escritor Aquilino Ribeiro, aos 27 anos de idade, conferindo à escultura um particular dinamismo e realismo dramático, que deixa transparecer a firmeza e força de caráter do retratado. A expressão facial de Aquilino, de excelente correcção anatómica, retrata-o com um olhar expressivo, sobrancelhas vincadas, um nariz saliente, cabelos rebeldes, um bigode penteado, boca carnuda e um queixo bem modelado; mas também revela uma dimensão psicológica que remete para a figura de um herói inconformado, simultaneamente um homem das terras agrestes das serranias da Beira, “as terras do Demo”, que denuncia as opressões e as tensões sociais, observadas pelo espectro de uma visão cosmopolita. O escritor Aquilino Gomes Ribeiro (1885 - 1963) nasceu no Carregal da Tabosa, concelho de Sernancelhe (distrito de Viseu) é um dos maiores vultos das Letras Nacionais, marcando indelevelmente o século XX. A sua escrita integra uma linguagem rica mas simultaneamente simples, com recurso a construções frásicas de raiz popular, radicando numa literatura de tradição, porém abarcando temas muito diversos e de algum modo relacionados com a sua vida: a memória das gentes da Beira, a “luta de classes”, a política, o exílio, entre outras. Morre em Lisboa, deixando vasta obra literária com mais de três dezenas de títulos publicados e muito difundidos. O escultor, Artur Gaspar Anjos Teixeira (1880 - 1935), destaca-se pela excelente qualidade plástica no domínio do figurativismo. Foi discípulo de Simões de Almeida, tendo colaborado no atelier de Costa Mota, mas parte da sua aprendizagem foi também realizada em Paris, onde colheu uma notória influência impressionista de Auguste Rodin. A presente obra foi realizada em Paris, quando ambos os artistas (escritor e escultor), se encontravam aí radicados; tendo sido exposta publicamente, pela primeira vez, no Salon de Paris, ao lado dos trabalhos de Rodin. Grande parte da sua obra encontra-se em espaços públicos e dispersa em várias colecções particulares e museus, destacando-se o museu que lhe foi dedicado em Sintra. Em Viseu, no Largo Mouzinho de Albuquerque, existe um dos seus trabalhos de cariz monumental, a homenagem aos Mortos da Grande Guerra.

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica