MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
2414
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
O Pomar
Título:
O Pomar
Datação:
XX d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 94,5; largura: 86,5;
Descrição:
Quatro mulheres são representadas descontraidamente num pomar, junto a um amontoado de frutas. O grupo feminino ocupa quase a totalidade da tela e três das mulheres fitam o observador, enquanto outra, de perfil, segura um fruto na mão. Mais atrás, um grupo de camponesas caminha com cestas à cabeça, ao longo do prado verde. Destaca-se ainda, no plano superior, o casario branco, que se salienta pela luminusidade das pinceladas brancas que o compõem e que contrasta com o verde dominante do plano fundeiro.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado à viúva do artista, Esmeralda Branca Peralta.
Origem / Historial:
No reverso da grade possui cartão de José Campas com informação impressa na parte superior esquerda: “JOSÉ CAMPAS / ATELIER / VILLA L. TAIPAS – LISBOA /MARTEL”, seguida de informação manuscrita: “Quadro “O pomar” do pintor portuense João Peralta, já falecido, exposto no Salão de “Ilustração Portuguesa” (…) em Dezembro de 1927.- n.º 6 (?) / Foi este quadro adquirido pelo “Museu Grão Vasco” pela interferência generosa do pintor José Campas./ 1928./. Segue-se a informação impressa: “CONSULTAS D’ARTE: restauração de quadros antigos e modernos / AVALIAÇÕES DE ANTIGUIDADES”
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica