MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 29 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
880
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Santa Catarina de Alexandria
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Coimbra
Oficina / Fabricante:
Irradiação da oficina de Mestre Pero
Datação:
XIV d.C. - XV d.C.
Matéria:
Pedra de ançã
Técnica:
Policromada
Dimensões (cm):
altura: 90; largura: 32; profundidade: 23;
Descrição:
Escultura de meio vulto, representando Santa Catarina, princesa de Alexandria, de corpo inteiro, de pé, ligeiramente inclinada para a frente, acompanhada dos respectivos atributos: a roda do martírio na mão esquerda e a espada, na mão direita. Coroa aberta na cabeça, rosto ovalado, olhos e sobrancelhas desenhados. Possui véu sobre a cabeça, a tocar os ombros, e veste túnica de decote serpenteante, que roça a base e lhe deixa a ponta dos sapatos a descoberto. As pregas da túnica descem verticais, oblíquas e profundamente cavadas, plissadas na cintura. O manto, posto pelos ombros, sugere a união no colo por um firmal, entretanto mutilado. As vestes são decoradas com motivos florais de tons rosa e verde e o manto é azul. Assenta em base incorporada de formato irregular. Os repintes generalizados foram executados, muito provavelmente, no século XVIII.
Incorporação:
Compra - Adquirida pelo Estado ao antiquário António Madeira, de Viseu. Proveniente de Vila Facaia, Pedrogão Grande.
Origem / Historial:
Desde a sua aquisição ao antiquário de Viseu, António Madeira, na década de 50 do séc. XX que esta peça foi, durante décadas, atribuída a Mestre Pêro. A revisão das classificações de inventário no âmbito da digitalização do acervo no Matriz, reconsiderou que esta peça, tanto na sua concepção formal como nos recuros técnicos não é da mão de Mestre Pêro, sendo de autoria desconhecida e de datação posterior embora de oficina conimbricense.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica