MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, April 28, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Grão Vasco
Inventory number:
2159
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Pentecostes
Title:
Pentecostes
Author:
Fernandes, Vasco
Production Place:
Viseu
Date / Period:
1530 A.D - 1535 A.D
Holder:
Madeira de castanho
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 237,5; width: 216;
Description:
Antigo retábulo da capela da confraria do Espírito Santo da Sé de Viseu, situada no topo Norte do transepto. No painel maior representa-se a cena da Descida do Espírito Santo (Pentecostes). Na predela figuram os bustos de Santa Luzia, Santa Margarida e Santa Catarina. Em primeiro plano, numa atitude dramática, representa-se São Pedro e São João, o Evangelista. Ao centro da composição, enquadrada pela arquitectura, cuja abóbada repete com ingenuidade a da arquitectura real, a abóbada manuelina da Sé, com os célebres nós, figura a Virgem acompanhada de santas mulheres e dos restantes apóstolos. Os objectos que aqui pontuam, um armário ao qual se sobrepõe um candelabro sem vela, uma jarra e um pote, parecem assumir uma função essencialmente decorativa. Quer dizer, para além da provável valência simbólica - o candelabro sem vela poderá ser entendido como um reforço da ideia da presença da luz divina do Espírito Santo - oferecem-se ao olhar do espectador como um prolongamento do seu próprio mundo. O modelo desta pintura, como é sobejamente conhecido, é idêntico ao que Vasco Fernandes utilizou no retábulo assinado, destinado ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (1535). Mas tudo indica que o de Viseu é anterior - pelo carácter mais arcaizante da linguagem da arquitectura, pelo modo mais confuso de ordenar as formas, pela qualidade do visível, pela qualidade matérica, pelo carácter aberto, contrastante e festivo da cor, pelo menor envolvimento dramático das figuras. De resto, Vasco Fernandes teve a colaboração de Gaspar Vaz neste retábulo. Essa colaboração, decerto controlada pela sua mão dominante, torna-se evidente através de uma análise comparativa com o São Pedro, já que os elementos figurativos do cenário, capitéis, azulejos do pavimento, etc., são inspirados nesta obra. Todavia, verifica-se um tratamento mais medíocre, seja nos erros de perspectiva e nas estranhas simplificações formais do enquadramento da cena, ao nível do muro, seja na execução pictural das formas. Na modelação de uma série de pormenores anatómicos, especialmente ao nível das mãos, com dedos longos e hirtos, identificam-se algumas formulações e procedimentos técnicos característicos de Gaspar Vaz.
Incorporation:
Transferência - Da Sé de Viseu
Origin / History:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits