MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
696
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Chaleira sobre trempe e lamparina
Autor:
Benjamin Gignac
Local de Execução:
Londres
Datação:
1754 d.C. - 1755 d.C.
Matéria:
Prata e Couro
Técnica:
Batida, relevada e incisa
Dimensões (cm):
altura: 25 cm; largura: 18 cm; comprimento: 26,5 cm;
Descrição:
"Chaleira piriforme com trempe e lamparina. Estas peças foram batidas, à excepção dos pés e da asa articulada que foram fundidas. A decoração é vegetalista, maioritariamente relevada e com alguns pormenores incisos. A decoração em volutas, flores e folhagem domina toda a peça. A chaleira apresenta este tipo de ornamento apenas na parte superior do corpo, mais bojudo, sendo a restante peça lisa. A tampa, articulada, repete os motivos florais e de folhagem e é rematada por uma alcachofra, como acontece na tampa articulada da lamparina. O bico, terminando em cabeça de ave, é soldado à peça, numa expansão decorativa "Rocaille". A asa articulada, em U revestida a couro na parte superior, é presa nas duas extremidades, por rebites. A sua união à peça faz-se na parte superior do corpo, junto ao bordo, atravás de grandes conchas. Os três pés da trempe terminam, respectivamente, em voluta na parte superior e em campânulas na inferior. A lamparina circular tem uma pega horizontal unida ao corpo por quadrifólio e terminando em voluta." (Maria Antónia Lemos e Maria Adelaide Carvalho, Técnicos Superiores do Inventário de Bens Culturais - 1992)
Incorporação:
Legado - Legado do Dr. Alberto Eduardo Navarro, Visconde da Trindade
Origem / Historial:
Em 19 de Junho de 1970 foi elaborada no 17º cartório de Lisboa, uma relação das especies do legado do Dr. Alberto Eduardo Vallado Navarro, Visconde da Trindade. Esta listagem foi enviada ao M.G.V., juntamente com o oficio da Direcção - Geral dos assuntos culturais,de 6 de janeiro de 1973, ref. DV 6/21/1 (69), para que se pronunciasse sobre as que mais convinham às suas colecções. Em 1975 as peças provenientes deste legado foram expostas no M.G.V. e foi publicado um catálogo " Exposição temporária - Legado do Dr. Alberto Eduardo Navarro", com os números: 8/7 e 78 - A.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica