Denominação:
Políptico da Capela-Mor da Sé de Viseu
Autores:
Fernandes, Vasco
Henriques, Francisco (act.1508-1518)
Datação:
1501 d.C. - 1506 d.C.
Suporte:
Madeira de Carvalho
Dimensões (cm):
altura: 134; largura: 83;
Descrição:
Pintura a óleo sobre madeira de carvalho representando a Circuncisão, painel do antigo retábulo da capela-mor da Sé de Viseu (1501-1506).
Numa cena de interior, sob um altar marmoreado, parcialmente coberto por um rico pano de brocado que se prolonga da parede do fundo, representa-se o Menino Jesus, a toalha e a faca ensanguentadas. O Sacerdote e a Virgem Maria seguram o circuncidado, cujo rosto se orienta no sentido do espectador. São José e duas figuras femininas acompanham o acto.
O realismo minucioso, a que não é alheio à função pedagógica da imagem, assume especial expressão em diversos pormenores, como seja o osso que remata o bordão de São José, o friso de pedras preciosas do toucado de uma das figuras ou nas duas esculturas do fundo, cujo recorte lumínico traduz a natureza metálica da matéria.
A figura de São José, demasiado volumosa, parece resultar de uma tentativa de equilibrar a composição e da necessidade de preenchimento do espaço em virtude da dificuldade em sugerir o seu aprofundamento. É natural que uma gravura de o Mestre E. S. tenha inspirado a sua representação, cujo capuz em perfil assume uma forma caprichosa.
Incorporação:
Transferência - Transferência da Sala do Capítulo da Sé de Viseu, ao abrigo do Decreto 2: 284-C de 16 de Março de 1916, que cria o Museu de Grão Vasco.