MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 29 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
681
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Cafeteira
Autor:
Royer, Jean François
Local de Execução:
França
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Prata e madeira
Técnica:
Relevada
Dimensões (cm):
altura: 19; largura: Bojo: 9,3; diâmetro: Bordo: 5,9;
Descrição:
Cafeteira periforme, com asa em madeira em forma de golfinho e decoração vegetalista e concheada, em relevo. Está assente em três pés que terminam, na parte superior soldada à peça, em conchas. A uma destas conchas foi soldado um dos motivos circulares de folhagem que, atravessados por rebites, vão segurar a madeira da asa. Na parte superior, esses mesmos motivos saem da boca do golfinho, ao passo que na parte inferior encostam à cauda. O corpo é liso, apenas com o remate do bordo em filetes relevados. O bico, de forma triangular, é tapado por uma chapa de prata. Na extremidade, para facilitar a passagem do líquido, uma pequena tampa móvel foi presa por dobradiça. A ornamentar a parte inferior, um ramo de folhas de palma é interrompido por três filetes relevados, de espessura desigual, donde saem duas volutas e uma concha. A tampa tem, no remate inferior, um friso de pequenos ovulos relevados, e termina na parte superior, por um motivo vegetalista estilizado. A coroá-la, servindo de pega, um pequeno morango foi preso por rebite.
Incorporação:
Legado - Dr. Alberto Eduardo Navarro (Visconde da Trindade)
Origem / Historial:
Encontra-se arquivado no Museu de Grão Vasco o recibo da compra desta peça: o Visconde da Trindade tê-la-ia adquirido em Paris, no Antiquário "Au Vieux Paris", na Rue de La Paix, nº 4, em Outubro de 1952, por 60.000 francos. Em19 de Junho de 1970 foi elaborado no 17.º cartório de Lisboa uma relação das espécies do legado do Dr. Alberto Eduardo Navarro, Visconde da Trindade. Esta listagem foi enviada ao Museu de Grão Vasco, juntamente com o ofício da Direcção Geral dos Assuntos Culturais, de 6 de Janeiro de 1973, Ref. DV6/21/1(69), para que se pronunciasse sobre as que mais convinham às suas colecções. Em 1975 as peças provenientes deste legado foram expostas no Museu e foi publicado um Católogo - "Exposição Temporária- Legado do Dr. Alberto Eduardo Navarro".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica