MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
941
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Santa Gertrudes Magna
Autor:
Desconhecido
Datação:
XVII d.C.
Matéria:
Madeira
Técnica:
Dourada, estofada e policromada
Dimensões (cm):
altura: 80,5; largura: 36; profundidade: 21,5;
Descrição:
Escultura de vulto pleno representando Santa Gertrudes Magna, de corpo inteiro, de pé, envergando hábito da ordem dominicana. No peito possui um receptáculo em forma de coração, relevado, de cor vermelha, seu único atributo iconográfico. Encontra-se vazio, mas conservava um presépio. De realçar a posição das mãos, que sustentam a base do coração com as pontas dos dedos, em gesto de o oferecer e o rosto com semblante de sereno êxtase; maçãs do rosto e lábios rosados; olhos vítreos. Ligeiro avanço da perna direita e lançamento do joelho, que a volumetria do tecido sublinha, um pouco mais abaixo do que seria anatomicamente correcto. Túnica roçagante, pregas verticais, de perfil ondulante na base, escapulário e coifa cingida ao rosto, descendo até ao peito; véu de cabeça de igual comprimento e amplo manto posto pelos ombros. Panejamentos ricamente estofados a folha de ouro, manto e véu decorados com motivos vegetalistas estilizados a dourado, orlas debruadas, fundo negro riscado deixando o ouro à vista. Forro do manto com decoração de fiadas de escamas douradas. Minucioso trabalho dos efeitos decorativos. Ponta do sapato direito a descoberto. Delicado o talhe das mãos, de dedos separados. Assenta em base incorporada em forma de bolacha, arredondada. Já não possui a peanha quadrangular de triplo registo que se vê na fotografia, de 1984.
Incorporação:
Transferência - Transferência do Arquivo das Congregações Religiosas, com o n.º de ordem 2.
Origem / Historial:
Peça que deu entrada no Museu a título de depósito em 1930, proveniente do Arquivo das Congregações Religiosas, com o nº de ordem: 2.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica