Local de Execução:
Lisboa-Portugal
Técnica:
Escultura estofa e policromada
Dimensões (cm):
altura: 143; largura: 75; profundidade: 36;
Descrição:
Escultura de vulto pleno representando São Teotónio de corpo inteiro, de pé, paramentado de sacerdote, sem atributos ou acessórios que o identifiquem. Cabelos ondulados e pequena tonsura circular, só visível de trás, envergando uma túnica comprida e rasteira; porta sobrepeliz com mangas em fole, botões nos punhos e tarja debruada a ouro sobre fundo negro; mozeta com gola estreita justa ao pescoço, de forro púrpura que, tal como a túnica, apresenta uma exuberante estilização de motivos florais; a túnica, à frente, exibe um fundo riscado em ziguezague deixando o ouro à vista. Estofado em relevo procura traduzir com realismo táctil os motivos vegetalistas que decoravam as vestes litúrgicas da época. A imagem assenta em base poligonal, moldurada e côncava, de faces curvas. As mãos, amovíveis, são muito bem modeladas com finos dedos separados, alongados e veias salientes. A cabeça muito expressiva, a boca entreaberta, olhos vítreos; o rosto revelador de emoção, calmo e sereno.
Num período de receptividade ao pensamento contra-reformista em Portugal, privilegiam-se, ao longo dos séculos XVII e XVIII, as figuras de referência ao universo cristão das hagiografias. Estas figurações em madeira – talha dourada – concebidas para integrar retábulos, como é o caso, vêm substituir as de pedra pela sua maleabilidade e facilidade de extracção: torna-se eleita para esta nova estética barroca já que a ela se associam efeitos do ouro e das cores traduzindo uma leitura plástica de poderosa eficácia emocional. Este vasto movimento cultural que assentou no renascimento dos valores clássicos apresenta-nos um desenvolvimento dinâmico – nas pregas divergentes e esvoaçantes das vestes – apaixonado, dramático; as imagens possuem solenidade, impõem-se com melhor legibilidade plástica através do minucioso estufado e do policromado. As vestes com drapeados plissados conferem movimento com trabalho de revestimento e efeitos cromáticos de luz e sombra.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu.