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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
1010
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
São Teotónio
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Lisboa-Portugal
Datação:
XVIII d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Escultura estofa e policromada
Dimensões (cm):
altura: 143; largura: 75; profundidade: 36;
Descrição:
Escultura de vulto pleno representando São Teotónio de corpo inteiro, de pé, paramentado de sacerdote, sem atributos ou acessórios que o identifiquem. Cabelos ondulados e pequena tonsura circular, só visível de trás, envergando uma túnica comprida e rasteira; porta sobrepeliz com mangas em fole, botões nos punhos e tarja debruada a ouro sobre fundo negro; mozeta com gola estreita justa ao pescoço, de forro púrpura que, tal como a túnica, apresenta uma exuberante estilização de motivos florais; a túnica, à frente, exibe um fundo riscado em ziguezague deixando o ouro à vista. Estofado em relevo procura traduzir com realismo táctil os motivos vegetalistas que decoravam as vestes litúrgicas da época. A imagem assenta em base poligonal, moldurada e côncava, de faces curvas. As mãos, amovíveis, são muito bem modeladas com finos dedos separados, alongados e veias salientes. A cabeça muito expressiva, a boca entreaberta, olhos vítreos; o rosto revelador de emoção, calmo e sereno. Num período de receptividade ao pensamento contra-reformista em Portugal, privilegiam-se, ao longo dos séculos XVII e XVIII, as figuras de referência ao universo cristão das hagiografias. Estas figurações em madeira – talha dourada – concebidas para integrar retábulos, como é o caso, vêm substituir as de pedra pela sua maleabilidade e facilidade de extracção: torna-se eleita para esta nova estética barroca já que a ela se associam efeitos do ouro e das cores traduzindo uma leitura plástica de poderosa eficácia emocional. Este vasto movimento cultural que assentou no renascimento dos valores clássicos apresenta-nos um desenvolvimento dinâmico – nas pregas divergentes e esvoaçantes das vestes – apaixonado, dramático; as imagens possuem solenidade, impõem-se com melhor legibilidade plástica através do minucioso estufado e do policromado. As vestes com drapeados plissados conferem movimento com trabalho de revestimento e efeitos cromáticos de luz e sombra.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu.
Origem / Historial:
Imagem proveniente da Sé Catedral de Viseu. São Teotónio nasceu em Tardinha, Ganfei em 1082, filho de gente enobrecida e aparentada com reis e outros nobres da Europa católica, permaneceu em Viseu por mais de 30 anos como Prior da Sé Catedral em frutuosa atividade apostólica. Residente na Sé, assento muitas vezes de peregrinos, cuidando dos mais pobres, o seu fervor espiritual atraía multidões, por quem distribuía pão e outras esmolas. Auréolas de santidade lhe foram sendo atribuídas pela sua postura de caridade humana e de servo de Deus. Na sua primeira peregrinação a Jerusalém renunciou ao priorado da Sé, revelando-se sempre homem humilde, rejeitando cargos, como o convite de D. Henrique e D. Teresa para a dignidade Episcopal. Em 1131, regressado a Coimbra, funda o Mosteiro de Santa Cruz. Faleceu em 1162 e foi canonizado no ano seguinte pelo Papa Alexandre III.
 
     
     
   
     
     
     
 
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