MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
1787
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Arca
Título:
Arca
Autor:
Loureiro, António
Local de Execução:
Viseu (?)
Datação:
1903 d.C.
Matéria:
Nogueira e metal
Dimensões (cm):
altura: 73 cm; largura: 69 cm; comprimento: 101 cm;
Descrição:
Caixa de forma paralelepipédica, de aspecto morfológico formado por quatro peças verticais, apresenta o tampo de arestas rectas e salientes de dimensões idênticas ao fundo. Pousa sobre traves soltas, com as extremidades frontais entalhadas representando um leão com patas dianteiras estendidas na direcção de uma esfera que se encontra colocada a um nível inferior. Tampo, face frontal e laterais entalhados, tardoz liso. O tampo é constituido por uma placa central entalhada onde se representam as armas de bispo - D. Francisco Alexandre Lobo -, numa composição de três círculos, sendo o central de maior dimensão, apresentando no centro um escudo com a cruz de calatrava, que é contornada por uma molura também entalhada, onde se apresenta uma sequência de quadrifólios inscritos em círculos, alternado com SS também inscritos em círculos com a mesma dimensão. Os cantos são protegidos com ferragens vasadas. No tampo, quando aberto, verifica-se que a união da moldura com o centro é feita através de três traves dispostas na largura, que são interceptadas por uma outra a todo o comprimento; nesta lê-se a seguinte inscrição: H. MAYA A EEZ. Apresenta asas nos laterais, executadas em ferro de forma circular e torcida, fixas a espelhos com formato de flor-de-lis. O entalhamento da face frontal é composto por sequências alternadas de arcos quebrados, onde se inscrevem círculos de quadrifólios alternando com círculos, encerrando o vértice de arco conopial. Nos laterais, idênticos arcos quebrados são interrompidos pela aplicação do espelho de puxador. Do tardoz saem duas cintas em ferro que atravessam o tampo; ao centro aplicação de ferrolho pendente que liga ao espelho da fechadura em forma de ave bicéfala.
Incorporação:
Legado - Maria Angelina de Vasconcelos Maya de Albuquerque, filha de Hipólito Maya, autor da arca.
Origem / Historial:
Numa fotografia da peça que se guardo no Museu Almeida Moreira, retiramos a seguinte informação: " Hipólito Maya (amador) a fez, de sua traça, e debuxou e modelou a ferragem-forjada e cinzelada por António Nellas, mechanico Viziense *no de MDCDIII*"
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica