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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
1015
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
São Paulo
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Madeira
Dimensões (cm):
altura: 107; largura: 41; profundidade: 35;
Descrição:
Escultura de madeira, de vulto pleno, em contraposto, apoiada na perna esquerda. Assenta em base poligonal, de faces centrais côncavas e curvilíneas, elaborada com o mesmo tipo de madeira. Representa São Paulo, de corpo inteiro, de pé, semi-calvo e com barba longa, vestindo túnica cingida na cintura e manto de pregas largas e volumosas, deixando a descoberto os pés que calçam sandálias. A espada, um dos seus atributos principais, estaria segura na mão direita, mas encontra-se em falta. Na mão esquerda segura um livro fechado.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo
Origem / Historial:
A primeira referencia a este objecto surge em 1921, na publicação "Museu Regional de Grão Vasco. Catalogo e Guia Sumario.", de Francisco de Almeida Moreira, na pagina 19, no capitulo dedicado à escultura de madeira: "Seis esculturas representando os Apostolos S. Pedro, S. Paulo, S. Marcos, S. João Evangelista, S. Mateus e S. João Baptista. Boa talha, seculo XVIII, madeira prateada." A atribuição da designação de S.João Baptista a S. Lucas podera ter-se tratado de uma classificação incorrecta, de um lapso ou erro de impressão. A referencia a madeira prateada, aparece tambem no Inventario de 1931, nºs 740 a 745: "Seis esculturas de madeira prateada, representando os Evangelistas e os Apostolos S. Pedro e S. Paulo", e no Livro de Cadastro de 1940, nºs de inventario 1314 a 1319 (6): "Esculturas de madeira prateada representando os evangelistas". Na Separata da Revista Panorama, nº 24, IV serie, 1967, reproduzidas a. p.b. quatro esculturas deste conjunto de seis, nas paginas 18 a 21, onde as legendas tecnicas referem "Madeira estofada policromada" para S. Lucas e S. Marcos, e "Madeira policromada" para S. João Evangelista e S. Paulo embora não se consigam vislumbrar vestigios de policromia nas fotografias. A S. Mateus atribui-se neste estudo a designação de S. Paulo, corrigida no inventario SIC. de 1984. Actualmente tanto a policromia como o estofado antigamente mencionados não são visiveis nas esculturas. Encontra-se em exposição permanente desde finais dos anos 60 no Museu de Grão Vasco.
 
     
     
   
     
     
     
 
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