Denominação:
Estudo da figura da Heresia para "Santo Agostinho"
Autor:
Matos, Francisco Vieira de (1699-1783)
Suporte:
Papel avergoado, cor creme
Técnica:
Sanguinea e pedra negra
Dimensões (cm):
altura: 13; largura: 18,1;
Descrição:
"Esboço de torso de mulher, peitos nus, representada de frente, deitada em superficie assinalada por um traço horizontal, braços atrás das costas, rosto pouco descrito, apoiado em objecto indeterminado, contra a qual investe um cão aparece no quadro a óleo Santo Agostinho. Simboliza a Heresia, personificada numa mulher velha, de grande fealdade, com uma expressão aterradora, cuja cabeça pousada sobre um livro de onde escapam serpentes é espezinhada pelo Bispo de Hipona.
Santo Agostinho converteu-se ao catolicismo já em idade adulta, abandonando o maniqueismo, heresia que negava o dogma da Santíssima Trindade - a pintura representa a vitória triunfal da Igreja católica sobre a heresia maniqueísta.
Trata-se de um esboço de contornos rápidos e imprecisos, com um tratamento esquemático da expressão facial e dos volumes, formalmente próximo da solução final adoptada embora a entidade corpórea da figura surja muito mais descrita no painel.
A data proposta para o desenho é a mesma da primeira versão do quadro (cf. SALDANHA, 1994, p.218)."
Correia, Maria João Pinto "Museu Grão Vasco Colecção de Desenhos, Séculos XVIII-XX", (Catálogo), 2002, p. 30
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu.