Denominação:
São Miguel Arcanjo
Autor:
Sequeira, Domingos António de (Lisboa, 1768- Roma, 1837)
Datação:
1810 d.C. - 1812 d.C.
Suporte:
Papel avergoado, coloração cinzenta azulada
Técnica:
Desenho à pena a tinta castanha, pincel com aguada castanha e preta, realces a tinta opaca branca.
Dimensões (cm):
altura: 20,7; largura: 14,2;
Descrição:
"O Arcanjo São Miguel, de pé, ataviado de elmo, grevas e lança, domina três figuras demoníacas que jazem sob si. Composição vigorosa e cheia de movimento expressivo, imprimido pelas asas, pela figura e a lança que se cruzam em diagonais. A luz irradiando do canto superior direito, enfatiza a personagem central numa luminosidade celestial, em contraponto às personagens caricaturais na margem inferior, envoltas em tons escuros que vão do castanho ao negro.
Trata-se de um desenho cujo registo técnico se aproxima dos trabalhos executados por Sequeira após a expulsão dos exércitos napoleónicos do território nacional, à semelhança da Apoteose do Duque de Wellington, invº n.º 1310 Des, MNAA (datação que nos foi proposta por José Alberto Seabra de Carvalho).
O enquadramento histórico justifica-se pela recorrência a um universo simbólico e iconográfico que evoca o Arcanjo justiçeiro vencendo figuras demoníacas, numa clara alusão à derrota dos invasores franceses. A imagem de S. Miguel, símbolo da justiça divina na terra, muito utilizada no discurso pictórico durante e após a Contra-Reforma, personifica a vitória do Bem sobre o Mal (a França Napoleónica).
A incorporação deste desenho, e de todos os desenhos de Domingos de Sequeira no acervo no Museu ter-se-á efectuado, provavelmente, por doacção de um prestigiado advogado da cidade de Viseu, Dr. José Vale de Matos Cid".
Correia, Mª João " Museu Grão Vasco Colecção de Desenhos, Séculos XVIII-XX",p. 50
Incorporação:
Outro - Oferta de Jose do Vale de Matos Cid